Blogue é notícia no jornal "CAMPEÃO DAS PROVÍNCIAS"

. terça-feira, 2 de outubro de 2007
  • Agregar a Technorati
  • Agregar a Del.icio.us
  • Agregar a DiggIt!
  • Agregar a Yahoo!
  • Agregar a Google
  • Agregar a Meneame
  • Agregar a Furl
  • Agregar a Reddit
  • Agregar a Magnolia
  • Agregar a Blinklist
  • Agregar a Blogmarks


Saurium quer que todo o mundo conheça o lugar onde vive


Jovem estudante divulga Soure na blogosfera


Indignado com o conteúdo de um “blogue sourense” que, na sua opinião, tinha apenas o intuito de “insultar o povo” e “quem tem o poder”, um jovem estudante criou um blogue para “levantar a moral dos sourenses”.
Resguarda a sua verdadeira identidade sob a alcunha de Saurium e garante que nunca utilizará esta forma de anonimato para denegrir a imagem de quem quer que seja, muito menos do sítio onde nasceu. É um adepto da blogosfera e aproveita este recurso da Internet para dar a conhecer a sua terra amada a todo o mundo.
.
Mostrar Soure, exaltando o que de melhor tem, é a sua motivação. Foi buscar a alcunha – Saurium – às origens e através do blogue - vila-de-soure.blogspot.com – procura mostrar “o verdadeiro concelho de Soure, de uma forma justa.”
Numa breve “conversa”, via MSN (outro recurso que aproveita para contactar com os seus conterrâneos, e não só), o jovem assegurou ao “Campeão” que é apenas alguém que ama muito a terra onde vive e gostaria que “o povo” tivesse mais espírito de iniciativa - “...aquela que os nossos avós tiveram e que os jovens de hoje perderam”, sublinha.
.
O blogue tem vindo a transformar-se num portal para outros blogues que Saurium tem vindo a criar, sempre com o objectivo de exaltar os valores e as tradições de Soure. Um desses espaços está a promover a eleição, por etapas, das “/ Maravilhas Sourenses”.
.
Até dia 7 de Outubro, os cibernautas têm à votação catorze elementos do património arquitectónico, natural e histórico do concelho, nomeadamente o Cruzeiro de Urmar (Samuel), Castelo de Soure (Soure), Capela de Nossa Senhora do Bonsucesso (Casalinhos), Rios Anços e Arunca (Soure), Edifício dos Paços do Concelho (Soure), Capela de São Mateus (Soure), Igreja Matriz de São Tiago (Soure), Castro (Soure), Campo de Lapiás (Degracias), Paúl da Madriz (Alfarelos), Termas da Amieira (Samuel), Buracas (Tapéus), Igreja da Misericórdia (Soure) e Igreja de Nossa Senhora de Finisterra (Soure).
.
“Vida Desportiva”, “O Nosso Património”, “Iniciativas”, “A Voz dos Sourenses” e “As Memórias da Avozinha Sourense são os restantes blogues. Este último é feito com base em relatos de “uma avó verdadeira”, que, segundo Saurim “tem muitos conhecimentos” acerca das tradições locais. Esta é uma ideia que lhe foi sugerida por uma amiga que tem, para já, o mérito de preservar a memória aproveitando a generosidade de quem já viveu muito.

O blogue vila-de-soure.blogspot.é uma espécie de portal para outros blogues que Saurium tem vindo a criar para divulgar o concelho
.
In Campeão das Províncias - Iolanda Chaves

0 comentários: