NOVA SOURE - INTERCÂMBIO CULTURAL

. sexta-feira, 14 de novembro de 2008
  • Agregar a Technorati
  • Agregar a Del.icio.us
  • Agregar a DiggIt!
  • Agregar a Yahoo!
  • Agregar a Google
  • Agregar a Meneame
  • Agregar a Furl
  • Agregar a Reddit
  • Agregar a Magnolia
  • Agregar a Blinklist
  • Agregar a Blogmarks

Boa Noite!
.
Como Administrador dos blogues Saurium, informo os nossos vistantes o quão gratificante é para nós poder verificar que a Vila de Soure vai mesmo além fronteiras.
.
Há uns tempos para cá temos tentado contactar com os habitantes de Soure - Pará e de Nova Soure - Bahia, isto porque queremos manter uma relação próxima com a cultura sourense do Brasil. É justo sabermos mais sobre localidades que tem o nome da nossa Vila de Soure - Portugal. Não podemos deixar de imaginar que parece como que uma extensão das nossas raízes no país irmão, o Brasil.
.
É com grande satisfação que temos recebido contactos de Sourenses de Marajó - Pará e de Novasourenses da Bahia, todos eles com um orgulho enorme de poderem conhecer mais da nossa Vila de Soure através do blogue "Soure, o melhor e o pior...". Todos indicam a importância do intercâmbio cultural e do sonho de um dia vir a conhecer a nossa Vila.
.
Agora passo a apresentar um dos emails que nos enviaram, sabendo que iria publicar, Maurício Dantas diz-nos:
.
.
"Olá pessoal, boa noite.
.
Estou enviando estas fotos da minha Nova Soure para o Administrador do blog. Gostaria que conhecessem mais desta cidade e também para uma futura divulgação .
.
Agradeço e boa noite a todos."
.
.



.
MAIS SOBRE A SUA HISTÓRIA:
.
Nova Soure é um município brasileiro do estado da Bahia.
.
A sua população é estimada em 2004 de 24 267 habitantes.
.
No século XVIII os padres da Companhia de Jesus descobriram uma aldeia de índios da tribo dos Quiriris à margem de um afluente do Rio Itapicuru, que os índios deram o nome de Natuba. Depois de catequizados os índios e os padres da Companhia de Jesus deram o nome de Missão e Nossa Sra. da Conceição do Natuba. Com a catequese dos índios os padres da Companhia como já o faziam em outras regiões do Brasil, fundaram uma capela e um convento no fundo da atual Igreja Matriz. Em redor dessa escola e convento começaram a surgir a edificação de casas de pessoas que acompanharam os padres da Companhia. Surgiu assim uma pequena Aldeia que deu origem à atual Nova Soure. Como os primeiros colonizadores eram portugueses eles colocaram o nome na jovem aldeia de Soure, naturalmente em homenagem a uma cidade do mesmo nome em Portugal. De Soure passou para Nova Soure por já existir na ilha de Marajó no Estado do Pará uma cidade sede no Município com este nome. O Município de Nova Soure foi criado por Alvará de 18 de maio de 1754 e Leis datadas de 6 e 7 de junho de 1755, e o distrito pela Provisão de 8 de maio de 1758. Segundo outra fonte o Município cuja instalação se verificou a 10 ou 20 de março de 1759, pelo Juiz de Fora de Cachoeira Bacharel José Gomes Ribeiro foi criado também pela Provisão Régia de El Rei D. José de Portugal em 3 de fevereiro do mesmo ano teve por sede, com o nome de Vila de Nossa Sra. da Conceição de Nova Soure, o aldeiamento de índios denominado Natuba, fundado no último quartel do século XVI, pelos bandeirantes de fé, os gloriosos filhos de Santo Inácio de Loiola, nele erigindo um convento que com a sua igreja, durou até 1864, quando foi demolido, sendo então construída a Matriz, que em 1918 foi por completo remodelada. Supresso o município por Decreto nº 7479 de 8 de julho de 1931, do Interventor Federal Dr. Artur Neiva, e incorporado no mesmo município de Cipó, criado pelo mesmo Decreto, 1933, o interventor Federal Capitão Juracy Magalhaes, atendendo as justas reclamações do povo Sourense, por Decreto nº 8540 de 13 de julho criou-se uma sub-prefeitura autônoma com sede na então Vila do Soure e constituída pelo território que formava o distrito com sede na mesma Vila e que foi solenemente instalada no dia 25 de julho, por determinação do Decreto nº 8542, de 14 do mesmo mês.
.
Em 18 de julho de 1935, por Decreto nº 9.600 do mesmo Interventor Federal, Capitão Juracy Magalhães, foi a sub-prefeitura do Soure elevada à categoria de Prefeitura, sendo instalada por entre frementes manifestações de alegria do povo, que vibrava de entusiasmo, em 18 de agosto do mesmo ano, por determinação do Decreto nº 1629, de 2 do referido mês ficou restabelecido o antigo município de Nova Soure, ex-Soure, mas constituído apenas pelo Distrito, com sede na então Vila do Soure, com perda, portanto, do território que forma o Distrito de Cipó, ficando os seus limites seguintes: desde a foz do Riacho Carrapatinho e pelo seu talvegue acima, até as suas cabeceiras na Fazenda Paiaiá, de onde seguem pela estrada velha, ao Topo da Caatinga, que dirige para Inhambupe, no lugar denominado Dona Maria, sem compreender as Fazendas Mocambo, Contendas e todas as demais situadas ao nascente da estrada, que ficam conservadas a Vila de Tapicuru e da Fazenda Dona Maria procurando a estrada que segue para a Fazenda Alagoinhas inclusive, compreendendo as Fazendas Baixa Grande e Tanque, de onde, na extrema daquela, seguem pelo tabuleiro até encontrarem, perto da Fazenda Buri, a estrada que daí segue para a Fazenda Curral Novo, seguindo pelo talvegue deste riacho até a sua foz do Riacho Carrapatinho na margem direita do rio onde começaram. Em virtude do Decreto Lei estadual número 141, de 31 de dezembro de 1943, o Município de Soure extinguiu-se novamente, ficando o seu território incorporado ao Município de Cipó, na qualidade de Distrito, e sob a denominação de Nova Soure. Restaurou-se todavia o Decreto estadual número 12.978, de 1º de junho e 1944 (comemorada atualmente como a data de emancipação política), conservando-lhe esse topônimo.
.


.
O Município localiza-se na região nordeste do Estado, a 246 kilometros da capital Salvador, sua área é de 658 Kilometros quadrados. Sua sede está a uma altitude de 140 metros acima do nível do mar, seus limites são ao Norte, Caldas de Cipó; a Leste, Itapicurú e Olindina; ao Sul, Sátiro Dias; a Oeste, Tucano e Araci. Suas elevações são: tabuleiros e planaltos costeiros. Seus rios e riachos são: Rio Itapicurú e riachos Natuba e Paiaiá. Sua vegetação: é composta por caatinga, cerrados e tabuleiros.
ASPECTOS ECONÓMICOS E DE INFRAESTRUTURA
O município possui serviços de abastecimento de água, esgoto (ainda precário) e coleta de lixo. Força e luz; Sistemas de comunicações: telefone, rádio amador e correio. O município tem sua base econômica fundamentada nos seguintespilares:
.
Agricultura - Com produtos como feijão, arroz, milho, mandioca, maracujá, cajú, manga e côco da Bahia; Pecuária - Com a criação de gado nelore, indu-Brasil e holandesa, com cerca de 40 mil cabeças (dados aproximados) e recentemente a criação de suínos e caprinos; Destaque também para a criação de abelhas e à produção de mel; Comércio varejista e atacadista; Indústria de mandioca, alvenaria e agropecuária.
.
A cidade possui também serviços bancários hoje apenas com uma agência do Banco do Brasil S/A, mas já chegou a ter 3 estabelecimentos bancários. Seus acessos rodoviários são Olindina, Serrinha, Biritinga, Tucano, Ribeira do Pombal, Caldas de Cipó. Nova Soure possui também Assistência Hospitalar Unidade Coração de Jesus, Clinica Médica Dr. José Menezes e serviço odontológico. Suas entidades culturais são: Biblioteca Municipal Machado de Assis, escolas infantis e de 1º e 2º graus.
.
Saiba mais em:

3 comentários:

MARCIO VITELLI, SOURE - BRASIL disse...

Bom dia e saudações literárias
caros internautas e administrador deste valioso espaço virtual

Sou Márcio Vitelli, de Soure - Pará - Brasil.
Atualmente exerco o cargo de vice-presidente do Clube do Poeta e do Escritor Marajoara (CPOEMA, entidade criada em 2001 para fortalecer na literatura na região e apoiar os nossos escritores e poetas, além de promover lançamentos de livros, encontros, recitais de poesia entre outras ações do gênero.
Faço esta breve apresentação do CPOEMA (www.cpoema.org) para expor aos poetas e escritores tanto da Vila de Soure - Portugal, quanto da Nova Soure - Brasil, de nosso desejo em um breve espaço de tempo, lançarmos uma publicação impressa pela Editora CPOEMA, em formato de antologia literária, reunindo poetas, contistas, cronistas e outros artífices da palavra da Vila de Soure, Portugal, e de Soure e Nova Soure - Brasil, em um livro.
Nós membros do CPOEMA acreditamos que através desta iniciativa e outras mais poderemos estreitar os nossos laços de amizade e promover um salutar intercambio cultural, a literatura, a educação e consequentemente, o hábito prazeroso da leitura e da escrita junto aos alunos e a sociedade em geral.

Respeitosamente

Márcio Vitelli
Clube do Poeta e do Escritor Marajoara.
Soure - Marajó - Pará - Brasil
e-mails:
marciovitelli@cpoema.org
marciovitelli@yahoo.com

Geraldo Moreira Prado disse...

Olá, pessoal do Soure do Pará que ainda não conheço, e sei que é ma falha minha, mas estou pensando em breve fazer uma visita por lá, e do Soure de Portugal que já fui lá duas vezes.
Sou de Nova Soure - Bahia, não da sede, sou da comunidade de São José do Paiaiá mas há 54 anos moro fora,porém quase que anualmente passo as minhas férias por lá.
Os textos sobre o perfil de Nova Soure apresentados neste blog são,eu apenas vou completar alguns dados que os políticos locais se recusam divulgá-los. Nova Soure, ou melhor, na comunidade de São José do Paiaiá tem a maior biblioteca comunitária do mundo instalada numa comunidade rural Mas isto não tem nenhum interesse para o poder político local nem o estadual. Não apenas os das gestões mais recentes, mas também os das gestões passadas.
Não vou me estender muito em detalhes, mas vou aproveitar este espaço para apresentar aos leitores alguns sites que fazem boas apresentações dessa biblioteca:
https://www.sites.google.com/site/obcmnp/
http://www.youtube.com/watch?v=auhkbvpezHU
Jô Soares - Parte 1 - http://www.youtube.com/watch?v=oPKB3XILJQc
Jô Soares - Parte 2 - http://www.youtube.com/watch?v=SG38U1KNmMc
programa Jogo de Ideias do Itaú Cultural:
parte 1/2 http://www.youtube.com/watch?v=8Onl8DY-s20
parte 2/2 http://www.youtube.com/watch?v=DfzjIMDbxF8
Att.
Geraldo Prado

Geraldo Moreira disse...

Geraldo Moreira Prado disse...
Olá, pessoal do Soure do Pará que ainda não conheço, e sei que é ma falha minha, mas estou pensando em breve fazer uma visita por lá, e do Soure de Portugal que já fui lá duas vezes.
Sou de Nova Soure - Bahia, não da sede, sou da comunidade de São José do Paiaiá mas há 54 anos moro fora,porém quase que anualmente passo as minhas férias por lá.
Os textos sobre o perfil de Nova Soure apresentados neste blog são,eu apenas vou completar alguns dados que os políticos locais se recusam divulgá-los. Nova Soure, ou melhor, na comunidade de São José do Paiaiá tem a maior biblioteca comunitária do mundo instalada numa comunidade rural Mas isto não tem nenhum interesse para o poder político local nem o estadual. Não apenas os das gestões mais recentes, mas também os das gestões passadas.
Não vou me estender muito em detalhes, mas vou aproveitar este espaço para apresentar aos leitores alguns sites que fazem boas apresentações dessa biblioteca:
https://www.sites.google.com/site/obcmnp/
http://www.youtube.com/watch?v=auhkbvpezHU
Jô Soares - Parte 1 - http://www.youtube.com/watch?v=oPKB3XILJQc
Jô Soares - Parte 2 - http://www.youtube.com/watch?v=SG38U1KNmMc
programa Jogo de Ideias do Itaú Cultural:
parte 1/2 http://www.youtube.com/watch?v=8Onl8DY-s20
parte 2/2 http://www.youtube.com/watch?v=DfzjIMDbxF8
Att.
Geraldo Prado

18 de Maio de 2013 à0 21:30