Futuro do Sourense em Assembleia Geral
Conclusões: Seminário Internacional
A encerrar este painel esteve a Dr.ª Marisa Matias que apresentou a definição de Desenvolvimento Sustentável e as diferentes perspectivas de sustentabilidade, desde a questãoda Justiça Ambiental até à questão da responsabilização individual e colectiva, clarificando o papel das políticas locais e globais na promoção e garantia da sustentabilidade.
Depois do momento da pausa justa, em que os participantes tiveram oportunidade de experimentar produtos do Comércio Justo e conhecer as características da rede através da Cores do Globo, o Seminário foi retomado com o segundo painel em que se apresentaram práticas concretas de desenvolvimento e consumo sustentável. O Eng. Miguel Pinto demonstrou, com base na experiência da cooperativa Equação, como o Comércio Justo (CJ) e o Consumo Responsável são formas de economia alternativas que colocam as pessoas e valores à frente do lucro, beneficiando o desenvolvimento das comunidades de origem dos produtos desta Rede. O facto de em Portugal já existirem dez lojas de CJ significa que os hábitos de consumo da sociedade portuguesa estão já a mudar mas, há ainda um grande caminho a percorrer para se conseguir um planeta sustentável.
Ainda no segundo painel, a Dr.ª Tânia Santos, deu a conhecer um estudo realizado pela Associação de Cooperação entre Povos (ACEP) sobre responsabilidade social de empresas (RSE) portuguesas a trabalhar em Cabo-Verde. Esta apresentação permitiu perceber que o desenvolvimento sustentável implica de facto uma maior exigência em relação à conduta social e ambiental das empresas, mas também uma mudança em determinados hábitos, nomeadamente de consumo, de todos nós e a uma maior participação cidadã nas questões que afectam a nossa vida e a das próximas gerações.
desenvolvimento global e sustentável. Um cidadão
americano, Chris Jordan, tenta alertar o mundo através da
imagem para o papel de cada um de nós na preservação
do planeta.
A imagem 1 > representa a quantidade de garrafas de
plástico consumidas nos Estados Unidos da América a
cada 5 minutos: 2 milhões.
Imagem 2 > Detalhe da imagem anterior
Mais 580 mil em apoios sociais
in Jornal Notícias
José Sócrates anunciará ligação à A1
in Notícias do Centro
Safra de qualidade na Vinha da Rainha
Situada no concelho de Soure, a freguesia de Vinha da Rainha fica já paredes meias com o distrito de Leiria. O futebol surgiu mais a sério na Associação Cultural Desportiva e de Solidariedade em 1985. Primeiro foram as provas do Inatel e depois a integração nos quadros competitivos da Associação de Futebol de Coimbra.
Na 1.ª Divisão Distrital, a Vinha da Rainha sempre foi um conjunto respeitado, principalmente nos jogos caseiros. Ainda assim, apenas em 2006/2007 é que a equipa se apresentou com argumentos para lutar pelos lugares cimeiros.
A integrar a Série B do segundo patamar distrital, a turma de Nuno Carvalho liderou ao longo de grande parte do campeonato, acabando, no entanto, por ser superada pelo Águias, que venceu a série com mais… um ponto.
O desempenho da Vinha da Rainha foi notável, com 18 vitórias, seis empates e duas derrotas que perfizeram os 60 pontos. No capítulo dos golos, a formação do concelho sourense teve o melhor ataque (59 tentos) e a defesa menos batida (16). No alinhamento final da 1.ª Divisão Distrital, a formação de Nuno Carvalho conquistou o terceiro lugar frente ao Góis.
O ano de estreia na Divisão de Honra correu de feição, com o conjunto a ficar na sétima posição com os mesmos pontos do, à partida candidato ao título, Penelense. Curioso ainda é verificar que das quatro equipas que subiram na última época, apenas a Vinha da Rainha conseguiu assegurar a permanência entre os grandes e logo com uma prestação bem convincente.
I ORI-BTT DE SOURE
Primeira prova de Orientação no concelho de Soure, efectuada num terreno complicado em termos técnico-desportivos para esta disciplina e organizada pelo Ginásio Clube Figueirense.
O Clube esteve representado nesta prova da Taça de Portugal apenas por cinco atletas que realizaram provas regulares, com realce para a vitória da Margarida e para o 2º lugar do Mega.
.
Juvenis M: 2º João Mega Figueiredo;
H Elite: 21º Nuno Patrício;
H 40: 5º Leandro Silva;
D 45: 1ª Margarida Novo;
H 50: 4º Joaquim Patrício.
C.M.Soure não tem políticas familiares
Dos 308 municípios portugueses, 127 não desenvolvem boas práticas de incentivo às famílias numerosas, diz associação que as representa. Estudo revela resultados de quase seis anos de sensibilização.
Dois em cada cinco municípios portugueses não têm boas práticas de incentivo às famílias numerosas. A conclusão consta de um estudo da Associação Portuguesa das Famílias Numerosas (APFN), a que o Destak teve acesso.
Os dados surgem numa altura em que, muito recentemente, a União Europeia alertou para o baixo índice de fecundidade em Portugal. Estima-se que população portuguesa irá continuar a envelhecer, prevendo-se que o cenário conduza a uma diminuição da população, em 2050, para cerca de 9,3 milhões de pessoas.
Em 2002, a APFN desencadeou um trabalho de sensibilização junto das autarquias para que, e localmente, não penalizassem as famílias numerosas. Foram realizadas várias conferências, nas quais a APFN propôs, nas diversas vertentes, medidas que ajudassem o bolso das grandes famílias, como é exemplo a despenalização nas tarifas de água.
Quatro anos depois, e para fazer um ponto de situação, a APFN enviou para 308 autarquias um inquérito no qual pretendia auscultar as boas práticas municipais aquele nível. O estudo indica que 180 são já concelhos com boas práticas
.
Braga, Espinho, Figueira da Foz, Soure, Amadora, Lisboa, Felgueiras, Gondomar, Maia, Vila Nova de Gaia, Almada, Montijo, Seixal e Setúbal são algumas das 127 autarquias (41,2% do total) que não responderam ao inquérito por não praticarem medidas de incentivo às famílias numerosas. Ainda assim, a maioria dos concelhos, como Aveiro, Famalicão, Coimbra e Cascais, merecem a vénia da associação.
A APFN apresenta as principais conclusões do estudo na próxima quarta-feira, na Fundação Calouste Gulbenkian, durante a conferência «Demografia, Família e Poder Local».
Ao Destak, a secretária-geral da associação, Ana Cid Gonçalves, garante «que os resultados são satisfatórios» porque se verificou «um aumento significativo da quantidade de autarquias que decidiram ajudar as famílias maiores».
A mesma responsável sublinha que tal tem vindo a acontecer «quase que por imitação de alguns municípios vizinhos» porque «algumas câmaras, embora tenham a perfeita noção e preocupação em ajudar, muitas vezes não sabem como o concretizar». «Mas estamos num bom caminho», acrescenta.
Com o objectivo de «desenvolver um trabalho contínuo de divulgação das boas práticas municipais, município a município», a APFN vai criar o Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis, afirmou Ana Cid Gonçalves.
A APFN foi criada em 1999, conta actualmente com cerca de 7500 sócios, representa cerca de 50 mil portugueses, e com o apoio de várias dezenas de autarquias e cerca de 800 empresas com políticas de apoio às famílias numerosas, sempre o mote de que «ser mais não deve custar mais».
9ª MOSTRA DE MÚSICA MODERNA 2008 – Paleão – Soure (Coimbra)
Direcção do Sourense pediu a demissão
Desfile de Moda em Soure
Presidente em entrevista, dia 28
.
Espectáculo “Alma da Candeia”
Burlam idosos dizendo que o euro vai acabar
In Jornal de Notícias
Rastreio ao Risco Cardiovascular
Rua Alexandre Herculano
Nº 39 3130-219 SOURE
Telefone: 239 502 210
Fax 239 507 105
Último troço da A17 inaugurado amanhã
O último troço da A17 é amanhã inaugurado. O traçado deste lanço da A17 (IC1), que tem uma extensão de 60 quilómetros, situa-se no distrito de Coimbra, abrangendo os concelhos da Figueira da Foz, Soure, Montemor-o-Velho, Cantanhede e Mira.
A Concessão Litoral/Centro, adjudicada em 30 de Setembro de 2004 à Brisal - Auto-Estradas do Litoral, integra ainda, a Sul, o lanço da A17 Marinha Grande/Louriçal (com uma extensão de 32 Km, igualmente concessionado à Brisal, tendo sido aberto ao tráfego em Junho de 2007) e, a Norte, perto de Mira, esta auto-estrada liga, em plena via, ao lanço A17 Mira/Aveiro, já em serviço, concessionado à Lusoscut Costa de Prata.
A conclusão destes 60 quilómetros permite criar um percurso alternativo nas deslocações Norte/Sul entre Lisboa e Aveiro. Futuramente, com a finalização da Concessão Scut Costa de Prata, chegará ao Porto, constituindo-se como alternativa credível à A1, refere o gabinete do ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações em comunicado.
Está também prevista a construção, imediatamente a Sul do nó de Quiaios, de uma área de serviço dupla, que "deverá estar concluída no prazo de seis meses após a abertura ao tráfego deste troço", salienta o documento.
O ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Mário Lino, e o secretário de Estado adjunto, das Obras Públicas e das Comunicações, Paulo Campos, participam na cerimónia de inauguração que decorre amanhã junto ao Km 53 da A17.
Portugal 1111 - A História de uma forma diferente
COMENTE ESTE VIDEO !!!
Semana do Livro e da Cultura sob o lema da valorização e preservação do planeta Terra
In Diário de Coimbra
Espírito Santo dá os últimos retoques ao ramo
I Troféu Ori BTT de Soure
Parceria AJPAZ / BLOGUES SAURIUM
Um outro projecto denominado “Elas no Norte e no Sul: As Mulheres no Desenvolvimento” pretende capacitar grupos de mulheres do concelho nas áreas do empreendedorismo e da cooperação.
.
Seminário Internacional
9h30 – Abertura do Secretariado
.
10h00 – Sessão de Abertura - Biblioteca Municipal de Soure
-Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento – Dr. António Torres
-Câmara Municipal de Soure – Dr. João Gouveia
-Agrupamento de Escolas de Soure – Eng.º João Ramos Pereira
-Associação Empresarial de Soure – Eng.º Carlos Mendes
-Junta de Freguesia da Granja do Ulmeiro – Eng.º Carlos Góis
-ACRS de Samuel – Dr.ª Horácia Pedrosa
-Engenho e Obra – Eng.º Alfredo Ferreira
-AJPaz – Dr.ª Teresa Cunha
10h15 – Painel I: Perspectivas de Desenvolvimento Sustentável - Desafios Trazidos pela Globalização
ISCTE – Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa – Prof. Roque Amaro
CES - Centro de Estudos Sociais da Fac. Economia da Universidade de Coimbra – Dr.ª Marisa Matias
Rede Latino-Americana de Mulheres Transformando a Economia – Magdalena Léon e Emma Siliprand
11h15 – Pausa Justa
11h30 Painel II: Práticas de Desenvolvimento Sustentável
Equação – Cooperativa de Comércio Justo – Eng.º Miguel Pinto
ACEP – Associação para a Cooperação entre os Povos – Dr.ª Tânia Santos
Brintons – Indústria de Alcatifas – Dr.ª Lisete Vidal
12h15 – Debate
13h00 – Encerramento
.
.
Conheça melhor a AJPAZ em: http://www.ajpaz.org.pt/
EXPOSICÓ - XX FEIRA DO QUEIJO DO RABAÇAL
11ª Semana do Livro e da Cultura de Soure
Na quarta-feira, dia 14, para além das actividades de rua, decorrerá um novo encontro com Rosa Guedes e duas sessões de teatro "Estórias com História" levadas à cena pelo grupo de teatro do Instituto Pedro Hispano.
Utentes de Granja do Ulmeiro sem médico
1300 utentes sem médico de família desde Janeiro
Manuel António Rente, de 77 anos, critica a Administração Regional de Saúde por não substituir a médica que está de baixa por doença crónica
Assaltos - Artigo Preto No Branco
A primeira situação de assalto ocorreu no início do mês passado na localidade de Vila Nova de Anços, onde os gatunos “furtaram da estação elevatória três bobines em fio de cobre do PT”, contou ao nosso jornal António Gaspar, presidente da Junta de Freguesia local, acrescentando, porém, que “foi alugado de imediato um gerador pela Câmara Municipal de Soure, até colocação de um novo PT”, para restabelecer o fornecimento de água aos moradores do lugar.
Já no que diz respeito aos casos de furto a revendedores de gás, que está a começar a ser um negócio rentável para “alguns”, face ao assinalável aumento do preço em Portugal, foram mais dois os revendedores lesados no mês passado, concretamente no lugar de Casal do Barril, onde em meados de Abril, os larápios assaltaram dois postos de venda tradicional, nomeadamente no Café Jovem e no Café Barril, de onde levaram cinco e oito botijas de gás, respectivamente.
No entanto, estes não foram os únicos casos de furto ocorridos nestes dois lugares, uma vez que houve também registo de duas situações de furto a duas habitações no passado mês de Abril, e em plena luz do dia. A primeira situação, segundo fonte da GNR de Soure, aconteceu em Vila Nova de Anços no início do mês passado, contudo, depois de contactado pelo nosso jornal, o morador recusou-se a dar qualquer informação sobre o sucedido.
A outra situação, ocorreu em Casal do Barril, onde uma outra residência terá recebido a “visita” de uma mulher, no momento em que a proprietária se encontrava em casa. Segundo apurámos, por volta das 16h30 do dia nove de Abril, e numa altura em que a dona da casa, que se encontrava a fazer a lida doméstica, foi buscar uma chave de fendas a um anexo, a ladra introduziu-se na residência, de onde levou “alguns artigos em ouro, no valor de cerca de 2500 euros”, lamentou um familiar ao Preto no Branco, acrescentado que a mesma “terá feito outros assaltos do género” um pouco por todo o país e que está já “referenciada” pelas forças policiais.
Vamos beber água do Mondego
Web Chat Soure
Nova funcionalidade no blogue "Soure, o melhor e o pior" e "Notícias de Soure".
Soure promove feira do livro e da cultura
A sessão de abertura do certame está agendado para as 18 horas do dia 12 no auditório da Biblioteca Municipal, seguindo-se a abertura de exposições "Padre António Vieira - 4º Centenário" e "O Inglês no 1º CEB", que reúne trabalhos no âmbito das actividades de enriquecimento curricular. Será inaugurada ambém a exposição "Um Olhar de Pequenos num Planeta Grande". Pelas 19 horas serão inauguradas, no salão dos bombeiros voluntários, a exposição "Florestarte" promovida pela Direcção Geral dos Recursos Florestais. Um momento abrilhantado pela fanfarra daquela corporação.
No dia seguinte, o destaque vai para a realização de animação de rua promovidas pela Companhia "Encerrado para Obras", bem como actividades das aulas de enriquecimento curricular. Pelas 10:30 horas, marcará presença a escritora Rosa Guedes. Haverá ainda um torneio de xadrez e uma acção didáctica, pelas 14:30 horas, com Rui Eduardo Paes e Miguel Leiria Pereira incluindo um festival itinerante de jazz.
Na quarta-feira, dia 14, para além das actividades de rua, decorrerá um novo encontro com Rosa Guedes e duas sessões de teatro "Estórias com História" levadas à cena pelo grupo de teatro do Instituto Pedro Hispano.
No dia seguinte será a vez de marcar presença o escritor José Facha. O teatro subirá novamente ao palco, desta vez com a peça "Guerras Curtas de Luís Mourão" pelo Grupo Trai-la-Ró da Associação Cimeirense. O teatro vai estar em força no dia 16. Às 10:30 horas haverá a peça "Às Escuras, o Amor" pela associação artística "Andante". Pelas 15 horas será a vez do Grupo Trai-la-Ró representar a peça "O Rapaz de Bronze" de Sofia de Mello Breyner. À noite, no átrio da Câmara Municipal, haverá um café concerto com Orquestra de Sopros da Filarmónica Vilanovense e as actuações de Jorge Reis (saxofone), Hugo Antunes (contrabaixo), Bruno Pedroso (Bateria) e o Portugal Jazz.
No sábado dia 17 terá lugar um seminário internacional "De Lés-a-Lés: Solidariedade Global". Às 15 horas um espectáculo promovido pelas actividades de enriquecimento curricular e a actuação da escola de dança da Santa Casa da Misericórdia. Pelas 21:30 horas, o grupo "Eiranças" subirá ao palco do Centro Paroquial com a peça "Alma da Candeia".
O último dia do certame será animado com uma feira à moda antiga, que contará com a participação de escolas, instituições particulares de solidariedade social, grupos de teatro e de folclore. A partir das 15 horas no Largo do Castelo.
Cartaz oficial das Festas em Honra de N. Sra. da Vida
24 Horas - Soure Challenge 2008
Vai ter lugar nos dias 24 e 25 de Maio de 2008 o SOURE CHALLENGE 2008- Torneio de Futsal 24 Horas, realizado no Pavilhão da Palmeira em Soure (Coimbra).
Este evento que pretende ser uma grande festa de convívio desportivo é organizado pela Comissão de Festas de S. João 2008 de Paleão.
Com prémios atractivos para todas as equipas participantes lá vos esperamos bem dispostos e… em forma.
.VISITE:
Partido Socialista: Renovação em seis concelhias
Os novos presidentes são Manuel Ruivo (Cantanhede), Henrique Fernandes (Coimbra), Lurdes Castanheira (Góis), Miguel Baptista (Miranda do Corvo), Vítor Simões (Penela) e Ricardo Cruz (Tábua).
Foram reconduzidos Eugénio Fróis (Arganil), Nuno Moita (Condeixa-a-Nova), António Paredes (Figueira da Foz), Luís Antunes (Lousã), Licínio Palhavã (Mira), Emílio Torrão (Montemor-o-Velho), Francisco Rolo (Oliveira do Hospital), Pedro Coimbra (Penacova) e Mário Jorge Nunes (Soure).
Não foram eleitos a 19 de Abril as comissões políticas concelhias socialistas de Poiares e da Pampilhosa da Serra.
Móveis Tralhão exibiram a MoloDesign na Casa da Música
Depois da Casa de Serralves, os Móveis Tralhão exibiram agora a MoloDesign, uma das marcas internacionais que representam, no palco de todos os espectáculos musicais, a Casa da Música, no Porto, que acolheu na passada sexta-feira o Evento Fashion TV. Um dos modelos que esteve em destaque foi a “Softwall” que se assemelha a uma estrutura de favos de mel que têm a particularidade de se expandirem e recolherem.
Várias vezes premiada a nível mundial, a MoloDesign projecta peças mobiliário inovadoras, formas que recriam ambientes plenos de imaginação. Algumas das produções da marca foram inclusivamente seleccionadas para figurar na colecção permanente do Museu de Arte Moderna de Nova Iorque.
Sediada na vila de Soure, a 30 quilómetros de Coimbra, a empresa de mobiliário possui um showroom com 6000 metros quadrados, onde se destacam peças contemporâneas de linhas arrojadas.
Com uma equipa de colaboradores que vai desde as áreas do design de interiores, design de produto, design gráfico, arquitectura e gestão, entre outras, os Móveis Tralhão já realizaram projectos para entidades como Museu da Água, Clínica Laser Link, Eme Club, Hotel Porto Palácio (Restaurante Góshò) e Hospital Veterinário Baixo Vouga. À lista de clientes juntou, mais recentemente, um restaurante e um clube privado, em Coimbra, com abertura para final de Maio. Desafio, visão e ambição são alguns dos valores que caracterizam o trabalho dos Móveis Tralhão.
In Campeão das Províncias
'Estamos a revelar ser capazes de continuar o desenvolvimento'
O presidente da Câmara Municipal de Soure diz que está de "consciência absolutamente tranquila" quanto aos ideais de Abril. Ao intervir na sessão solene comemorativa do 34º aniversário do 25 de Abril, João Gouveia considera que o executivo a que preside está a "vencer o desafio" e "a revelar ser capaz em continuar o desenvolvimento".
O autarca, eleito nas últimas autárquicas pelo Partido Socialista, aproveitou o momento para se referir a algumas acções realizadas em diversas actividades como a educação, acção social e desenvolvimento económico. Tendo destacado que no sector da educação, Soure apresenta uma "resposta modular, sendo difícil melhorá-la". Já no que diz respeito ao desenvolvimento económico, João Gouveia sublinhou o aparecimento "sem pompa e circunstância" de novos investimentos privados, representando "mais de 60 milhões de euros e mais de 400 postos de trabalho".
"No concelho de Soure, não com palavras mas com factos, homenageamos no quotidiano os ideais de Abril", disse o autarca, referindo-se depois à "estratégia muito clara da Câmara Municipal em tratar com o mesmo afecto e equilíbrio as 12 freguesias".
Já para Manuel Domingues, presidente da Assembleia Municipal, "está na hora de inovar" quanto à forma de comemorar o 25 de Abril, até porque "não é um dia de festa de uma geração" pelo que "devemos actualizar o significado da data junto daqueles que não sentiram o 25 de Abril".
Manuel Sousa Domingues disse que "não nos podemos resignar" e desejou que as três forças políticas representadas na Assembleia Municipal "devem juntar-se e desenvolver esforços para fazer pelo interesse comum". Dirigindo-se aos mais jovens, o autarca apelou para que "não se conformem". "É tempo de actuar, o futuro não pode ser adiado", disse, terminando a sua intervenção relembrando uma frase proferida por um popular aquando do 25 de Abril de 1974: "vivam isto seja lá o que for", originando alguns risos na plateia que encheu por completo o Salão Nobre dos Paços do Concelho.
Antes das intervenções de cada um dos representantes das bancadas com assento na Assembleia Municipal (CDU, PS e PSD), a Câmara Municipal procedeu à entrega de prémios aos alunos do concelho que participaram em dois concursos promovidos alusivos à efeméride. Tendo havido lugar, ainda, para uma actuação musical com "sons de Abril" por parte de três turmas que frequentam aulas de Educação Musical no âmbito do Enriquecimento Curricular.
In Notícias do Centro
Cervejeiros artesanais convivem em Paleão
Para além de ter como objectivo a prova das cervejas produzidas por todos os participantes, a iniciativa pretendeu fomentar o convívio entre todos, tendo contado com várias actividades "dignas de serem aconselhadas por qualquer psicólogo que deseje ajudar a prevenir nos seus pacientes doenças relacionadas com o stress", conforme refere um dos elementos da organização.
"Para ‘fazer cama’ à cerveja que se foi bebendo não faltaram o porco no espeto, orelha de porco, moelas, caranguejos, entre outros petiscos", acrescenta.
A existência do site www.cervejartesanal.com "tem sido fundamental" na promoção desta actividade em crescimento entre os portugueses, e que é já há algum tempo desenvolvida por dois jovens irmãos que, actualmente, para além de fabricarem a sua própria cerveja, fornecem aos mestres cervejeiros os ingredientes e respectivo material necessário ao fabrico de uma grande variedade de cervejas.