IX Festival de Danças e Cantares do Grupo de Pauliteiros de Vila Nova de Anços
IX Prémio Alves Barbosa Cadetes
1ª ETAPA MONTEMOR-O-VELHO - MONTEMOR-O-VELHO 4 KM
Montemor-o-Velho - Quinhendros - Montemor-o-Velho
2ª ETAPA MONTEMOR-O-VELHO - SOURE 85 KM
Montemor-o-Velho - Lavariz - Carapinheira - Boleta - Carapetos - Amieiro - Seixo de Gatões - Gatões - Santana - Moinhos da Gândara - Quinta dos Vigários - Ribas - Ervedal - Quiaios - Serra da Boa Viagem - Brenha - Figueira da Foz - Gala - Regalheiras de Lavos - Carvalhais - Paião - Paul do Calvete Vinha da Rainha - Santo Isidro - Sobral - Soure
3ª ETAPA SOURE - MONTEMOR-O-VELHO 62,5 KM
Soure - Vila Nova de Anços - Casal do Redinho - Ribeira da Mata - Figueiró do Campo - Casais Velhos - Pereira - Tentúgal - Portela - Zambujeiro - Arazede - Amieiro - Carapetos - Boleta - Torre - Casal do Raposo - Moinho da Mata - Montemor-o-Velho
Competição de cadetes começa hoje
Bombeiros de Soure actuam no fogo da Serra da Boa Viagem
Dois incêndios deflagraram ontem na Serra da Boa Viagem e se um foi dado como extinto poucos minutos depois, já o outro, com dois focos distintos, exigiu obrigou à utilização de todos os meios possíveis.
.
Os fogos, aliados à vandalização de dois postos de vigia, levaram a autarquia a alertar as autoridades competentes. O “sinal” já tinha sido dado à hora de almoço, quando sem condições atmosféricas favoráveis, deflagrou um incêndio na Serra da Boa Viagem, mas a “confirmação” viria de tarde, quando cerca das 16h00, surgiram ao mesmo tempo mais dois focos, que acabaram por se tornar numa enorme dor de cabeça.
.
Os bombeiros e outros agentes ainda se encontravam no local, em acções de rescaldo e atentos a qualquer movimentação.«Não há geração espontânea no fogo», visivelmente preocupado com as proporções que o fogo estava a tomar e aguardando ansiosamente a chegada dos aviões. «Dois fogos no mesmo dia, na mesma zona, num dia de baixa humidade, sem calor excessivo e perto de um caminho florestal, só nos leva a uma conclusão», salientava o vereador, depois de já nos ter explicado que havia participado «às autoridades com competências nesta área», a desconfiança de que era fogo posto, até porque, os postos de vigilância da Serra (na zona da Bandeira e Abrigo da Montanha), foram vandalizados nos últimos dias, um deles por duas vezes, sendo que os vidros foram todos partidos.
.
Situações consideradas como «muito preocupantes», e por isso, a vigilância vai redobrar e a entrada em campo das autoridades. O fogo que consumia a floresta entre a Casa das Cruzinhas e a Bandeira, foi combatido com dezenas de elementos dos Bombeiros Municipais e Voluntários da Figueira, com a ajuda dos de Montemor-o--Velho, Cantanhede, Soure, Condeixa, Mira, Brasfemes entre outros, num total de 12 corporações, 130 homens e dezenas de viaturas, elementos dos Sapadores Florestais, um avião “Dromadair”, um “Canadair” e dois “Beriev”, os aviões russos com capacidade para 8 mil litros de água cada.
.
Paralelamente, no local uma equipa de Sapadores Juniores com a viatura “RINO”, um todo-o-terreno «com um kit de primeira intervenção e grande mobilidade», ia apagando «pequenas projecções», que o vento arrastava, evitando que se propagasse ao outro lado da estrada, numa experiência «que está a resultar», conforme explicava, o director da Circunscrição Florestal do Centro.
.
António Gravato garantiu ainda que, durante a noite, iriam ser colocados na zona sapadores, e que para este incêndio foram ainda mobilizados os “GAUF”, Grupo de Análise e Utilização do Fogo, até porque não queria «correr nenhum risco».
.
Esse grupo, de técnicos altamente especializados «com ferramentas especiais e um computador, identificam os pontos críticos e colaboram, propondo modos de actuação», esclareceu Sérgio Correia da Defesa da Floresta Contra Incêndios da Direcção Geral de Recursos Florestais.Já ao fim do dia, o coordenador municipal de Protecção Civil, admitiu que, a dado momento «a situação esteve um pouco difícil, pelo vento, e embora o fogo não se tenha desenvolvido rapidamente, era difícil a progressão quer do pessoal, quer das viaturas», frisou o major Fernando Castro.
.
A Polícia Judiciária esteve já no local e avaliou os dois pontos “suspeitos”.
"Soure, o melhor e o pior..." pelo mundo
1 - PORTUGAL - 7.719
2 - FRANÇA - 501
3 - BRASIL - 192
4 - LUXEMBURGO - 36
5 - ALEMANHA - 31
6 - REINO UNIDO - 21
7 - ESTADOS UNIDOS - 19
8 - SUIÇA - 18
9 - ESPANHA - 14
10 - BÉLGICA - 9
11 - HOLANDA - 4
12 - ITÁLIA - 3
13 - PERU - 3
14 - CANADÁ - 3
15 - SUÉCIA - 2
16 - VENEZUELA - 2
17 - CHILE - 2
18 - POLÓNIA - 2
19 - AUSTRÁLIA - 2
20 - ARGENTINA - 1
21 - MALÁSIA - 1
22 - MOÇAMBIQUE - 1
23 - MARROCOS - 1
24 - JAPÃO - 1
25 - MARTINICA - 1
26 - ARÁBIA SAUDITA - 1
27 - REPÚBLICA CHECA - 1
28 - IRLANDA - 1
29 - SÉRVIA E MONTENEGRO - 1
CASAL DO CIMEIRO - FIGUEIRÓ DO CAMPO
GRANJA DO ULMEIRO
São Mateus regressa em Setembro - D.B
As Festas de S. Mateus regressam em Setembro para animar o concelho de Soure. Um programa recheado que integra mais uma edição da Fatacis.
Soure, um concelho de tradição, acolhe uma vez mais, entre os dias 20 e 25 de Setembro as Festas de S. Mateus e a Fatacis – Feira de Artesanato, Turismo, Agricultura, Comércio e Indústria.
A Fatacis é organizada este ano pela Associação Empresarial de Soure, e para além da vertente agrícola, comercial e industrial, o certame contempla ainda iniciativas dedicadas ao artesanato e gastronomia do concelho de Soure. Conta com um vasto programa de animação, com a realização em um palco no recinto da feira e um outro no exterior junto à câmara municipal, com espectáculos de natureza cultural e artística. No primeiro dia de festa, quinta-feira 20 de Setembro, tem lugar a inauguração e abertura oficial da Fatacis. Para o dia seguinte, dia do município, a animação esrá a cargo de grupos de folclore e de DJ nos palcos dos Bacelos.
The Cynicals, Kussundolola e EZ Special animam a noite de sábado, no palco dos Bacelos. Durante o dia, haverá a realização um concurso de pesca juvenil e de um torneio de volei de praia.
No domingo, ao início da tarde, realizar-se-á um encontro concelhio de folclore, que conta com a presença de grupos de folclore da região. À noite a animação fica a cargo dos GTT, música popular portuguesa, Miguel e André e do grupo Rockluso.
Taiti e Cristiane Sollani animam a noite de segunda-feira, no palco dos Bacelos..
No último dia do certame, tem lugar o tradicional pic-nic com a animação do Rancho Típico de Paleão. Para encerrar os festejos com muita animação realizar-se-á um baile popular, na praça do município, com a banda Big Jovem.
História do concelho
A importância do concelho, quer no contexto regional, quer nacional vem de longe.
Apesar dos dados disponíveis não mostrarem um marco que assinale o inicio da ocupação humana no território, os vestígios arqueológicos, sobretudo do período neolítico e romano, indicam que o espaço foi ocupado desde há muito tempo.
O documento mais antigo que se conhece e se refere a Soure data de 1043. O Foral da vila de Soure foi concedido em Julho de 1111 pelo Conde D. Henrique e a rainha D. Teresa.
A 13 de Fevereiro de 1513, el-rei D. Manuel outorgou um novo foral à vila.
A partir de finais do século XIX, o concelho de Soure manteve a mesma estrutura administrativa, agrupando as 12 freguesias que hoje constituem o concelho. Tem um área de 265,1 km2 e uma população de sensivelmente 21 mil habitantes.
Cultura, desporto e gastronomia
Durante todo o ano, Soure, acolhe e é palco de vários eventos. Em Julho, realiza-se o festival anual de gastronomia, com mostras das especialidades de cada freguesia.
O desporto, é também uma grande aposta. Recebe o campeonato nacional de motocross na Quinta de Santa Cruz, bem como, o 24 Horas de Todo-o-Terreno, prova realizada pela primeira vez em Portugal em 1996.
O município de Soure aderiu às Jornadas Mágicas do Sicó – I festival de Magia de Rua. Assim, nos próximos dias 7, 8 e 9 de Setembro, o concelho de Soure, vai ser palco de 14 espectáculos de magia, havendo um espectáculo por cada freguesia e três na sede do concelho. A direcção artística está a cargo do mágico Luís de Matos.
E é também de magia que se trata quando se fala concelho prima em gastronomia pelos seus biscoitos de azeite, suspiros, queijo do rabaçal, pão-de-ló, mel do Pombalinho e enchidos da serra fazem as delícias de todos.
Locais a visitar
A vila de Soure, bem como o concelho, também é conhecida e apreciada pelo sua riqueza patrimonial e arquitectónica. A igreja matriz, construída nos finais do século XV, a Capela de São Mateus, fundada em 1189, pelo Ermita Rício, a Capela de Nossa Senhora do bom Sucesso, que prima pela sua bela paisagem e os Paços do Concelho, de estilo neo-manuelino, são alguns dos locais que podem ser visitados aquando da ida à vila.O pouco que resta do castelo é o testemunho vivo mas mudo de antigas glórias e misérias.
Saiba mais sobre a nossa Vereadora
NC - Durante a campanha eleitoral a CDU manifestou a sua preocupação face à situação financeira do Município. Mantém essa mesma preocupação?
FUTEBOL - VINHA DA RAINHA
Soure, vive dias mágicos!
.
O Município de Soure aderiu às Jornadas Mágicas de Sicó - I Festival de Magia de Rua.
SOURE VIVE DIAS MÁGICOS
Falta de condições de trabalho suspende julgamento de gang
A falta de condições de trabalho na sala da Biblioteca Municipal da Marinha Grande obrigou ao adiamento, no Parque de Exposições, da primeira sessão do julgamento de 35 jovens acusados de mais de 300 crimes.
Mais de 300 testemunhas
Dos 35 arguidos, cinco faltaram, o que motivou a delegada do Ministério Público e um dos advogados a pedir o adiamento da sessão por um período de 15 dias, tempo necessário para a notificação, por via postal, dos arguidos faltosos.
Gang dos Automóveis...mais pormenores
O gang, cujos elementos à data dos crimes tinham entre 16 e 29 anos, responde ainda por mais 45 furtos, em interior de veículos, escolas, colectividades, cafés e outros estabelecimentos comerciais, num armazém e até num hospital. Furtos de uma retroescavadora e num pavilhão gimnodesportivo constam também do despacho de acusação.
O grupo, que actuou entre Março de 2004 e Fevereiro de 2005, não se limitou a furtar viaturas. Tiravam-lhes peças e provocavam-lhes danos. Chegaram a atirar um carro ao rio, a fazer deslizar outro por uma rua e a usarem os veículos para conduções tipo rali. Três viaturas que “caíram” nas mãos deste gang acabaram mesmo por ser incendiadas.
Além disso, com as viaturas furtadas os arguidos envolveram-se em 13 acidentes de viação. O facto de a esmagadora maioria dos seus elementos não terem carta de condução pode explicar os sinistros.
De acordo com o Ministério Público (MP), o grupo era liderado por José S., actualmente com 24 anos.
Este arguido constituiu um grupo “destinado a fazer seus objectos de terceiros” e depois a vendê-los.
Como chefe, cabia ao jovem, natural de Leiria, “determinar a espécie de bens a serem objecto de apropriação”, “indicar os locais donde eles deveriam ser removidos” e “traçar os planos” dos furtos. José S. tinha ainda como missão “escolher os membros do grupo” que executariam os crimes, bem como a venda do produto e a divisão do dinheiro que realizassem.
O MP diz que a entrada no grupo dependia do consentimento deste, que dava igualmente as instruções: “fazer-se transportar em veículos de terceiros”, “circular neles a grande velocidade” para evitarem ser seguidos e “contornar, em regra, as rotundas duas vezes”.
Actuar à noite, em locais com pouca iluminação e com muitos veículos estacionados, sobretudo em zonas residenciais ou em espaços junto a bares e discotecas, eram outras das indicações que o grupo deveria seguir. A isto acresce o recurso a caixas ATM (Multibanco) sem sistema de gravação de imagens, e a utilização de luvas e gorros.Noites alucinantes.
O grupo “estreou-se” com um furto de carro em Alcobaça em Março de 2004 e só parou em Fevereiro do ano seguinte, depois de ter “varrido” a região com 125 assaltos nos concelhos de Leiria, Batalha, Porto de Mós, Marinha Grande, Pombal, Ourém, Alcobaça, Nazaré, Caldas da Rainha, Óbidos e Ansião. Há ainda registo de furtos cometidos pelo gang na zona da Figueira da Foz, Coimbra, Aveiro, Azambuja e Tomar.
Numa noite, por exemplo, em escassas horas, o grupo chegou a fazer cinco furtos. Entre os vários crimes de que os elementos do gang estão acusados, em co-autoria, consta o furto simples, furto qualificado, introdução em lugar vedado ao público, dano, receptação, burla informática (uso de cartões Multibanco furtados do interior de viaturas), auxílio material e condução perigosa. Alguns deles estão ainda acusados de tráfico ilícito de estupefacientes de menor gravidade e falta de habilitação legal para a condução de veículos automóveis.
Tribunal de Soure com decisão muito contestada
Pelas 04h30, a GNR recebeu uma denúncia que referia a existência de três homens que apedrejavam carros em Canavieira, nos arredores do Pombal.Uma patrulha de dois militares do posto da Guia dirigiu-se ao local. Foi imediato o contacto com os desordeiros. “Eram três, todos na casa dos 20 anos. Um deles estava armado com uma foice, o outro com várias pedras, e o terceiro com uma enxada”, disse ao CM uma fonte policial.
Este sítio é absoluta e rigorosamente não oficial.
- Esta secção é um espaço de debate onde deverá prevalecer sempre a cordialidade e o respeito. Toda a crítica é permitida e bem-vinda, mas nunca serão toleradas ofensas ou quaisquer comentários que desrespeitem ou critiquem a escolha partidária individual.
- Todas as opiniões são da exclusiva responsabilidade de quem as expressa.
- Não é permitido a propaganda ou conteúdos para fins comerciais, spams, calúnias, difamação, injúria ou violação das leis ordinárias ou da Constituição Portuguesa, e ou, divulgar pornografia e obscenidades.
- Não é permitido assumir a identidade de terceiros.
- O Administrador reserva-lhe o direito de publicar ou não, parcial ou totalmente, as mensagens.
- O Administrador/Moderador do "Política Correcta" reserva-se ao direito de eliminar deste espaço mensagens e utilizadores que utilizem linguagem imprópria, violem a lei ou em qualquer ponto desvirtuem a razão de ser e as regras de utilização deste espaço.
- A leitura ou participação nesta secção pressupõe que leu as presentes regras aceitando as recomendações de utilização nelas expressas.
Verifique a secção: Política Correcta
Doce de Soure - BRASIL -
Ingredientes
- 1 lata de leite condensado
- café amargo
- a mesma lata de leite
- 1 casca de limão
- 4 gemas e 2 claras
- 1 pacote de natas
- bolachas torradas
- chocolate ralado
- açúcar qb
Preparação
1 – Ferver o leite com a casca de limão
2 – Misturar o leite condensado com as gemas
3 – Adicionar aos poucos o leite já fervido à mistura anterior. Levar ao lume até engrossar e deixar arrefecer.
4 – Embeber as bolachas no café amargo e alternar em camadas com a mistura anterior
5 – Bater as natas e juntar o açúcar e o chocolate ralado
6 – Bater as claras e juntá-las às natas
7 – Colocar esta mistura por cima do obtido no nº 4
8 – Levar ao congelador e retirar ½ hora antes de servir
II Troféu da Junta Freguesia de Soure.
Futsal: G.D.Alfarelense VS S.L.Benfica
G.D.Alfarelense VS S.L.Benfica
DIA 11 DE AGOSTO DE 2007
ÀS 19h30m no Pavilhão Municipal de Soure
Maratona de magia passa pelo Concelho de Soure
A primeira edição das Jornadas Mágicas de Sicó é organizada pelo mágico Luís de Matos e conta com o apoio da Associação de Desenvolvimento Terras de Sicó, que inclui os concelhos de Alvaiázere, Ansião, Condeixa-a-Nova, Penela, Pombal e Soure.
Esta parceria entre a empresa de Luís de Matos e os municípios visou "desenhar um evento na área do entretenimento que una a região", como explicou o próprio mágico.
Nesse sentido, entre 07 e 09 de Setembro, serão feitos 85 espectáculos em simultâneo nos seis concelhos e em 65 localidades distintas.
"É uma simultaneidade, é real, mas também simboliza a união da região", explicou Luís de Matos, salientando que cada autarquia escolheu "os locais mais indicados não apenas para receber os espectáculos mas também aquilo que pode ser o seu melhor postal ilustrado".
O evento está a ser organizado em articulação com o Festival de Magia de Zamora, que decorre há 14 anos, através da Fundação Rei Afonso Henriques, uma instituição de direito privado que luta pela "superação das fronteiras mais formais" entre os dois países, promovendo acções de parceria transfronteiriça.
Em Portugal, trata-se do "primeiro festival de magia de rua" que irá decorrer nos centros de vilas e aldeias ou nos adros das igrejas, onde os artistas convidados aproveitam os cenários naturais para os seus espectáculos de magia.
São "pessoas experientes e com carreira feita com espectáculos de rua que se adaptam aos locais escolhidos" pelas autarquias explicou Luís de Matos.
Por seu turno, o presidente da Câmara de Ansião, Fernando Marques, que hoje acolheu a conferência de imprensa de apresentação do festival, considerou a realização deste tipo de eventos uma "oportunidade importante" para a promoção da região.
"Aproveitamos para promover a magia e oferecer aos nossos munícipes uma coisa diferente", afirmou o autarca, apontando também a ligação do mágico a Ansião (de onde é natural) como uma das justificações para a realização do festival.
"Temos a obrigação de promover os nossos artistas e com eles aproveitar para dar visibilidade à região", acrescentou.
Dia 22 de Setembro – Festas de São Mateus
DIA 22 de Setembro de 2007 (Dia preenchido)
EZ SPECIAL - 22h
KUSSONDULOLA - 23h
THE CYNICALS - 00h - venceram VIII Festival do Paleão!!!
.
DIA 23 de Setembro de 2007 (Dias por preencher)
Outros grupos em pesquisa
ROCK LUSO - 00h
.
Estes dados não são oficiais.
Pesquisa efectuada pelo Administrador SAURIUM.