Festividades de Natal animam Soure

. domingo, 14 de dezembro de 2008
  • Agregar a Technorati
  • Agregar a Del.icio.us
  • Agregar a DiggIt!
  • Agregar a Yahoo!
  • Agregar a Google
  • Agregar a Meneame
  • Agregar a Furl
  • Agregar a Reddit
  • Agregar a Magnolia
  • Agregar a Blinklist
  • Agregar a Blogmarks


A magia do Natal já chegou a Soure. As tradicionais festas de Natal já começaram e vão prolongar-se até à próxima quarta feira, envolvendo cerca de 1300 crianças do ensino pré-escolar e do 1.º CEB do concelho.
.
Promovidas pela Câmara Municipal de Soure, em estreita colaboração com diferentes instituições concelhias, designadamente escolas, Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS’s), grupos de Folclore, Bandas e Grupos Corais, as festividades de Natal procuram envolver toda a comunidade, centrando-se no entanto mais na população escolar e nos mais idosos.
.
A já tradicional Festa de Natal de Soure decorre em vários dias, tendo começado já no início do mês. Prossegue hoje e na próxima terça feira, a partir das 10h30, no Centro Paroquial, num evento que conta com a participação de todos os Jardins de Infância, Escolas do 1.º CEB, bem como IPSS´s onde funciona a Educação Pré-Escolar.
.
Com este programa a autarquia pretende criar, mais uma vez, “um espaço de envolvimento cultural, lúdico e de convívio entre a escola e a autarquia”.
.
A fantasia e a magia das histórias, aliadas a um cenário sempre diferente, têm um lugar de destaque no espectáculo que, como habitualmente, é criado pela equipa de animação da Biblioteca Municipal. Este ano, a festa conta com a participação especial da APPACDM de Soure, com os utentes da instituição a colaborarem activamente no programa e a demonstrarem que a integração de pessoas com deficiência não é uma utopia.
.
No final da festa, todas a crianças receberão uma prenda simbólica oferecida pela autarquia.
.
.
Exposição de Presépios no Museu
.
.
O Natal vai ser também assinalado em Soure com uma exposição de presépios. A mostra abre amanhã, às 15h00, no Museu Municipal, e dá a conhecer aos visitantes, até 31 de Janeiro de 2009, um vasto conjunto de peças totalmente construídos por utentes das IPSS’s do concelho.
.
Também amanhã, a partir das 16h00, pais e filhos são convidados a partilhar, na Biblioteca Municipal, histórias de Natal. São os “Sábados na Biblioteca – Manta com Histórias de Natal”, uma iniciativa desenvolvida pela equipa de animação da Biblioteca Municipal, com o objectivo de dar continuidade ao programa integrado da promoção da leitura, implementado pela autarquia com o intuito de seduzir os leitores para o prazer de ler.
.
As festividades de Natal prosseguem quarta feira, pelas 14h30, no Centro Paroquial de Soure, onde decorre a Festa de Natal da Casa da Criança de Soure. Esta Festa tem como principais protagonistas as crianças da instituição e constitui um momento importante de encontro entre toda a sua comunidade educativa: crianças, familiares, educadoras e auxiliares de acção educativa.
.
No dia 20, pelas 21h00, na Igreja Matriz, decorre o Encontro de Cantares Tradicionais, um evento que vai fazer reviver a Missa do Galo de tempos longínquos, através de belos cânticos que o povo cantava durante o período que vai do Natal até aos Reis, enquanto homens, mulheres e crianças beijavam e louvavam o Menino que anunciava a mais bela mensagem de todos os tempos: “Paz na Terra e Amor Fraterno entre todos”.
.
Estes cânticos vão ser entoados por quatro grupos de folclore - Grupo de Folclore do Melriçal, Grupo Etnográfico de Samuel, Rancho Folclórico do Cercal e Grupo Etnográfico da Casa do Povo de Souselas.
.
A quadra natalícia encerra a 10 de Janeiro de 2009, com o Concerto de Reis, agendado para as 21h00, na Igreja Matriz. Este espectáculo será protagonizado por uma orquestra composta por músicos das cinco bandas do concelho - Filarmónica 15 de Agosto Alfarelense, Banda do Cercal, Banda de Soure, Grupo Musical Gesteirense, Sociedade Filarmónica R. e B. Vilanovense e pelo Grupo Coral de Soure.
.
In O Despertar

0 comentários: