CMSoure a mais transparente!

. domingo, 26 de outubro de 2008
  • Agregar a Technorati
  • Agregar a Del.icio.us
  • Agregar a DiggIt!
  • Agregar a Yahoo!
  • Agregar a Google
  • Agregar a Meneame
  • Agregar a Furl
  • Agregar a Reddit
  • Agregar a Magnolia
  • Agregar a Blinklist
  • Agregar a Blogmarks

Uma questão de transparência:
Disponibilização das actas das Câmaras Municipais
,
O blogue (www.azinheiragate.blogspot.com) fez um breve exercício de consulta online das actas resultantes das reuniões de Câmara dos municípios das Terras de Sicó, e algo nos surpreendeu pela negativa nos resultados.
.
Trata-se de um breve exercício que pretende saber como estamos nós em termos de transparência, sobre algo que nos diz respeito enquanto cidadãos e eleitores e pretendemos saber quem é mais cumpridor, já que há legislação que não está a ser propriamente cumprida.
.
Os passos deste breve exercício foram simples, consulta nos respectivos sites sobre a situação actual de disponibilização das actas das Câmaras Municipais (pondo para já de parte as reuniões das assembleias).
.
Deixo-vos a situação actual sobre o estado das coisas ao dia 23 de Setembro de 2008 no que concerne a esta questão no dia:
.
.
Alvaiázere: 22/01/2008 (data da última acta disponibilizada online no site do município de Alvaiázere)

Ansião: 25/06/2008 (data da última acta disponibilizada online no site do município de Ansião)
.
Condeixa-a-Nova: 25/08/2008 (data da última acta disponibilizada online no site do município de Condeixa-a-Nova)
.
Penela: 04/08/2008 (data da última acta disponibilizada online no site do município de Penela)
.
Pombal: 29/12/2006 (data da última acta disponibilizada online no site do município de Pombal)
.
Soure: 11/09/2008 (data da última acta disponibilizada online no site do município de Soure)
.
.
Conclusões:
.
1-Bem, estes resultados mostram algumas conclusões interessantes, a Câmara Municipal de Pombal é quem mais tem em falta os registos das actas de reunião da respectiva câmara. Isto levanta algumas dúvidas e fragiliza o Sr. Narciso Mota, que ultimamente tem acusado várias entidades públicas, entre outros, de perseguição.
Quem é alvo de suspeitas, segundo a comunicação social, é a actuação só e apenas deste meu amigo (enquanto autarca) e não da CCDR-Centro ou da GNR.
Em 2007 e 2008 acusa a inexistência de registos e quando fazemos uma procura, nada surge...
.
2-O Sr Tito Morgado fica também em má posição, porque curiosamente as actas deixaram de estar disponíveis precisamente no momento (Janeiro de 2008) em que a minha pessoa (ainda enquanto contratado da C-M-Alvaiázere) é retratada nesta acta como que se de um inimigo da Câmara Municipal de Alvaiázere se tratasse. Curioso este facto quando eu tenho uma excelente relação com a Câmara Municipal de Alvaiázere, confundindo este autarca algum problema pessoal que o mesmo terá comigo. Em termos pessoais eu e outras pessoas até o consideramos como boa pessoa, mas já no domínio político consideramos o mesmo como um autarca profundamente incompetente que governa sozinho contra tudo e contra todos aqueles que discordam com as suas ideias. Tem certas semelhanças com o meu amigo Narciso Mota, pois "quem não está com ele está contra ele", algo de pouco democrático nos tempos de hoje!
.
3- A campeã da transparência neste domínio é a Câmara Municipal de Soure, que apenas há 12 dias disponibilizou online a última acta. Os meus parabéns no que concerne a esta questão.
.
O facto de estarmos informados sobre o que os nossos autarcas decidem, é algo de muito importante no que toca a decisões que possamos tomar, enquanto cidadãos informados.
A falta de transparência apenas adensa certas questões polémicas....
.

0 comentários: