Taça: Peniche 5-0 Sourense

. quinta-feira, 30 de outubro de 2008
0 comentários

O Peniche venceu hoje o Sourense por 5-0 e vai discutir com o Torre de Moncorvo, também da III Divisão, a presença no jogo com o Vitória de Setúbal, da 4.ª eliminatória da Taça de Portugal.
.
O encontro disputado em Peniche, que opôs dois clubes da III Divisão, era ainda referente à 2.ª eliminatória da prova, sendo o embate entre o Peniche e o Torre de Moncorvo relativo à 3.ª ronda.
.
O vencedor do encontro, também a disputar em Peniche, vai defrontar o Vitória de Setúbal, clube da Liga e finalista da Taça em 2004 e 2005, em jogo da 4.ª eliminatória.
.

II Eliminatória

. segunda-feira, 27 de outubro de 2008
0 comentários

TAÇA DE PORTUGAL

2ª ELIMINATÓRIA

.

VS

.
.
Data: 29 de Outubro de 2008 às 15h00
Cidade: Peniche
Estádio:
Estadio do Peniche
.

.

Últimos confrontos:
.
Peniche - 1 - 1 - Sourense > 04/05
Peniche - 2 - 1 - Sourense > 05/06
Peniche - 1 - 0 - Sourense > 06/07

.

VAMOS TODOS A PENICHE APOIAR O SOURENSE !!!

CMSoure a mais transparente!

. domingo, 26 de outubro de 2008
0 comentários

Uma questão de transparência:
Disponibilização das actas das Câmaras Municipais
,
O blogue (www.azinheiragate.blogspot.com) fez um breve exercício de consulta online das actas resultantes das reuniões de Câmara dos municípios das Terras de Sicó, e algo nos surpreendeu pela negativa nos resultados.
.
Trata-se de um breve exercício que pretende saber como estamos nós em termos de transparência, sobre algo que nos diz respeito enquanto cidadãos e eleitores e pretendemos saber quem é mais cumpridor, já que há legislação que não está a ser propriamente cumprida.
.
Os passos deste breve exercício foram simples, consulta nos respectivos sites sobre a situação actual de disponibilização das actas das Câmaras Municipais (pondo para já de parte as reuniões das assembleias).
.
Deixo-vos a situação actual sobre o estado das coisas ao dia 23 de Setembro de 2008 no que concerne a esta questão no dia:
.
.
Alvaiázere: 22/01/2008 (data da última acta disponibilizada online no site do município de Alvaiázere)

Ansião: 25/06/2008 (data da última acta disponibilizada online no site do município de Ansião)
.
Condeixa-a-Nova: 25/08/2008 (data da última acta disponibilizada online no site do município de Condeixa-a-Nova)
.
Penela: 04/08/2008 (data da última acta disponibilizada online no site do município de Penela)
.
Pombal: 29/12/2006 (data da última acta disponibilizada online no site do município de Pombal)
.
Soure: 11/09/2008 (data da última acta disponibilizada online no site do município de Soure)
.
.
Conclusões:
.
1-Bem, estes resultados mostram algumas conclusões interessantes, a Câmara Municipal de Pombal é quem mais tem em falta os registos das actas de reunião da respectiva câmara. Isto levanta algumas dúvidas e fragiliza o Sr. Narciso Mota, que ultimamente tem acusado várias entidades públicas, entre outros, de perseguição.
Quem é alvo de suspeitas, segundo a comunicação social, é a actuação só e apenas deste meu amigo (enquanto autarca) e não da CCDR-Centro ou da GNR.
Em 2007 e 2008 acusa a inexistência de registos e quando fazemos uma procura, nada surge...
.
2-O Sr Tito Morgado fica também em má posição, porque curiosamente as actas deixaram de estar disponíveis precisamente no momento (Janeiro de 2008) em que a minha pessoa (ainda enquanto contratado da C-M-Alvaiázere) é retratada nesta acta como que se de um inimigo da Câmara Municipal de Alvaiázere se tratasse. Curioso este facto quando eu tenho uma excelente relação com a Câmara Municipal de Alvaiázere, confundindo este autarca algum problema pessoal que o mesmo terá comigo. Em termos pessoais eu e outras pessoas até o consideramos como boa pessoa, mas já no domínio político consideramos o mesmo como um autarca profundamente incompetente que governa sozinho contra tudo e contra todos aqueles que discordam com as suas ideias. Tem certas semelhanças com o meu amigo Narciso Mota, pois "quem não está com ele está contra ele", algo de pouco democrático nos tempos de hoje!
.
3- A campeã da transparência neste domínio é a Câmara Municipal de Soure, que apenas há 12 dias disponibilizou online a última acta. Os meus parabéns no que concerne a esta questão.
.
O facto de estarmos informados sobre o que os nossos autarcas decidem, é algo de muito importante no que toca a decisões que possamos tomar, enquanto cidadãos informados.
A falta de transparência apenas adensa certas questões polémicas....
.

Cozinha solar é um sucesso - Soure

. sábado, 25 de outubro de 2008
0 comentários

Cozinhar alimentos por acção dos raios solares foi o desafio proposto em Soure aos participantes num curso de cozinha solar, que reuniu meros curiosos da técnica e outros que a pretendem praticar na sua actividade profissional, informa a agência Lusa.

No exterior do edifício das Termas da Azenha foram instalados os fornos solares, parabólicas metálicas e caixas de cartão forradas a papel de alumínio, cujo objectivo é concentrar a energia solar e fazê-la incidir num recipiente de comida.

O almoço (sopa de abóbora, frango na caçarola e bolo, entre outras iguarias) está ao «lume» desde o início da manhã mas só estará pronto para ser saboreado umas horas mais tarde. Mas também há café e castanhas que viriam a ser servidos num dos intervalos da formação.
.
«O sol está aí por aproveitar, é o petróleo que chega directamente a casa de cada um de nós», disse à agência Lusa Celestino Ruivo, docente da Universidade de Algarve e promotor do curso de cozinha solar. Garante que «qualquer pessoa» com formação adequada pode utilizar a cozinha solar e que o nosso país tem, nesse campo, «um grande potencial por desfrutar». «Especialmente na região sul, no Alentejo e Algarve, onde há mais de 300 dias de sol por ano», frisou.
.
Para além das duas palestras teóricas incluídas no curso, uma sobre os fundamentos da técnica, outra versando a construção de equipamentos, os participantes tiveram a oportunidade de construir o seu próprio forno solar, de cartão e alumínio, idêntico a um que Celestino Ruivo usou, um dia, para preparar o almoço, enquanto assistia a uma reunião em Lisboa.

O docente utilizou uma cozinha tipo painel, um dos tipos existentes, para além das parabólicas e caixas, colocando-a dentro da viatura, junto ao pára-brisas, num local onde incidiam os raios solares.

«Sem deitar qualquer cheiro para o interior do carro consigo fazer a minha refeição. Foi uma brincadeira que experimentei duas ou três vezes mas funciona», garantiu.
.
In Diário IOL

Enchente em Soure no Apoio a Victor Baptista

. sexta-feira, 24 de outubro de 2008
0 comentários



A Biblioteca Municipal de Soure encheu por completo, esta sexta-feira à noite, dia 17 de Outubro de 2008, no encontro que Victor Baptista fez com os militantes desta concelhia socialista. Mais de 150 pessoas marcaram presença manifestando um massivo apoio a esta candidatura.


João Gouveia, presidente da Câmara Municipal de Soure, sintetizou o sentimento da maioria dos militantes: “Só encontramos razões para votar no Victor Baptista!”. No decorrer do seu discurso, João Gouveia atribuiu a Victor Baptista o sentido de responsabilidade política para conduzir o PS a importantes vitórias em 2009 nas eleições que se avizinham (europeias, legislativas e autárquicas). Sublinhando o seu “apoio total”, encorajou esta candidatura a prosseguir com a mesma elevação e a mesma postura de preservação do Partido nesta campanha vitoriosa que irá levar à reeleição de Victor Baptista.

.

Também presente em Soure, o deputado Ricardo Gonçalves, que viajava de Lisboa para Braga, quis deslocar-se a Soure para dar um abraço ao seu amigo Victor Baptista, para lhe deixar uma palavra de estímulo e de incentivo, enaltecendo o seu papel no grupo parlamentar do PS e a sua importante participação na discussão do Orçamento do Estado, para além das várias lutas que este tem assumido na Assembleia da República na defesa do País, da Região Centro e do Distrito de Coimbra, o que faz dele um dos mais destacados e combativos deputados.

.

Nesta sessão, Victor Baptista abordou a base programática que prosseguirá logo que seja reeleito, justificando a sua candidatura e apresentando as medidas inovadoras que defenderá em nome do PS de Coimbra e que tem vindo a explicar ao longo da sua campanha – medidas que estão plasmadas na moção da qual é o primeiro subscritor, já entregue à Comissão Organizadora do Congresso.

REUNIÕES DE CÂMARA - 2008

.
0 comentários


REUNIÕES DE CÂMARA - 2008


O blogue "Soure, o melhor e o pior..." disponibiliza a todos os sourenses as reuniões da Câmara Municipal de Soure. Queremos que se mantenha informado sobre os mais variados assuntos que são tratados pelos nossos políticos.
.

Quebra no apoio à aquicultura baixou 35 milhões no PIDDAC

.
0 comentários

O PIDDAC (Plano de Investimento e Despesas de Desenvolvimento da Administração Central) para 2009 referente aos 17 concelhos do distrito de Coimbra tem uma redução de 35 milhões de euros em relação ao do corrente ano, com Mira a ficar novamente a zero, sem verba atribuída, e Tábua a surgir igualmente sem qualquer dotação financeira.

Do total de 140 milhões de euros para 2008, o PIDDAC destinado ao próximo ano baixa para 105 milhões de euros, constatando-se que grande parte da redução se fica a dever à quebra do apoio à aquicultura, área de actividade que este ano foi apoiada com 43 milhões de euros, nomeadamente a instalação em Mira da empresa Pescanova e que está prestes a começar a laborar.

Com este investimento no concelho, assim como a abertura recente da auto-estrada entre Leiria e Aveiro, não é de estranhar que o presidente socialista da Câmara de Mira esteja tranquilo, apesar de ser zero a dotação do PIDDAC, esperando pela concretização de pacotes financeiros contratualizados com o Governo.
.
Também em Tábua, outro concelho em que a Câmara Municipal é dirigida por uma lista socialista, o presidente da autarquia também não se mostra preocupado, dado que se encontram a decorrer e previstas várias obras no concelho, como a remodelação do Palácio da Justiça, o início da construção do novo edifício para a Segurança Social e as variantes de acesso ao IC6.
.
Quem surgiu mais queixoso foi o presidente social-democrata da Câmara de Penela, concelho que, com 26.322 euros, tem a verba mais baixa no PIDDAC para 2009, e, mesmo assim, um redução de 5.226 euros em relação ao deste ano. Abaixo da casa das centenas de milhar de euros estão, ainda, os concelhos de Góis (30.235), Montemor-o-Velho (53.491), Pampilhosa da Serra (53.934) e Miranda do Corvo (55.517).
.
Acima das dezenas de milhar, em termos de verbas previstas, estão os concelhos de Vila Nova de Poiares (529.524), Arganil (448.500), Cantanhede (275.000), Oliveira do Hospital (145.000), Soure (133.333) e Condeixa-a-Nova (134.275).
.
Os milhões de euros são destinados a apenas quatro concelhos: Penacova com 1.483.624, Lousã com 2.076.252, Figueira da Foz com 14.731.845 e Coimbra com 57.760.892.
.
Na capital do distrito o novo Hospital Pediátrico continua a levar a maior fatia (17,9 milhões de euros), enquanto que na cidade-praia sobressai a melhoria das condições de acesso ao porto (12 milhões). Em Penacova o destaque vai para a construção do novo Palácio da Justiça (1,2 milhões), enquanto que na Lousã a grande obra será a Escola Básica 1,2,3 (1 milhão de euros).
.
Escrito por Luís Santos
In Campeão das Províncias

Jovem com leucemia precisa de transplante de medula

. quinta-feira, 16 de outubro de 2008
0 comentários

Sonha ser engenheiro mecânico, tem 16 anos e os estudos até estão bem encaminhados. Para que o sonho vire realidade, no entanto, o jovem precisa de um transplante de medula óssea até ao final do ano.
.
Com leucemia desde Fevereiro, o jovem natural de Vila Nova de Anços, Soure, tem sido submetido a tratamentos, nomeadamente a sessões de quimioterapia. A expectativa da equipa médica e da família é encontrar num breve trecho de tempo um dador compatível com o rapaz.

Excluída a hipótese de compatibilidade com qualquer dador de medula óssea dos Hospitais da Universidade de Coimbra, assim como dos bancos internacionais, os pais, Isabel Mendes e Carlos Gomes, encetaram em Maio, com o apoio da Cruz Vermelha e de várias corporações de bombeiros, uma campanha de recolha de sangue, com vista a encontrar alguém com as características necessárias para a doação.

Realizada mais de um milhar de colheitas de sangue até agora ainda não foi possível encontrar um dador compatível com o jovem.

Esperançada num desfecho feliz, a família continua empenhada na campanha de recolha de sangue, apelando a todas as pessoas entre os 18 e 45 anos, com mais de 50 quilogramas, a deslocar-se aos HUC.
.
In Campeão das Províncias
by CP

Fiscalização em bares de alterne faz oito detidos

.
0 comentários

Dois bares de alterne, situados em Santo Tirso e na Vila das Aves, foram inspeccionados pelas autoridades na noite de ontem. Trinta pessoas foram identificadas, oito detidas, 11 notificadas para abandonar o País e 11 serão presentes esta manhã no Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) de Braga.
.
Também nas zonas de Coimbra, Soure e Figueira da Foz foram detidos dois cidadãos (um homem e uma mulher) por permanência ilegal no país e falsificação de documentos.

De referir que, das trinta pessoas levadas para o posto da GNR, apenas um era do sexo masculino. As restantes eram mulheres de nacionalidade brasileira e uma era colombiana. Das que foram notificadas a abandonar o País uma recebeu mesmo ordem de proibição para não regressar nos próximos cinco anos, por ser reincidente no crime. Na operação foram ainda apreendidas uma matraca e um spray, tipo gás pimenta. A GNR levantou autos de ordenação relativamente a deficiências encontradas no funcionamento dos bares, nomeadamente quanto à videovigilância e segurança.

Entretanto, na região Centro, vinte e oito inspectores irromperam, noite dentro, por vários estabelecimentos de diversão nocturna das zonas de Coimbra, Soure e Figueira da Foz, numa acção conjunta do Fisco, Polícia Judiciária e Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.

Buscas, revistas, identificação dos clientes, trabalhadores e colaboradores, controlo de cidadãos estrangeiros, registo de emissões de talões de caixa. Resultado: quase meia dúzia de casas de alterne não escapou à fiscalização, desta vez, essencialmente voltada para as questões do fisco. No decorrer da operação de fiscalização foram detectadas irregularidades no controlo de trabalhadores e colaboradores, designadamente quanto aos registos de remunerações devidas pela prestação de serviços e, ainda, levantados autos de notícia pela Inspecção Tributária e efectuadas três notificações para apre- sentação de documentos. Foram ainda detidos um homem e uma mulher por permanência ilegal e falsificação de documentos.

In DN

Sourense 0 vs 3 Marinhense

. terça-feira, 14 de outubro de 2008
0 comentários

Melhores guerreiros nem sempre vencem as batalhas
.
O Sourense não conseguiu ter sucesso perante a bem organizada equipa do Marinhense. Os pupilos de Ricardo Namora tentaram até à exaustão dar outro rumo à partida, mas ontem era impossível
.
.
Sourense
.
Treinador: Ricardo Namora
Nélson; Chalana (Vasco 58m), Mané(cap), Rebola, Canita, Telmo (Sylvan 69m), Pedro, Zé Pedro, Xano, Marco Rosa e Marco Paiva.
Suplentes não utilizados: Rafa, Chico e Diogo.
.
.
Marinhense
.
Treinador: José Petana
Ludovic, Dárcio (Nélson 32m), Fábio Reis, Baresi, Sousa, Marco Aurélio (cap) (Batista 89m), Dady (Videira 83m), Pedro Emanuel, Pipo, Bruno Filipe e Duarte.
Suplentes não utilizados: Róia, Rui, João Pedro e William.
.
Campo Dr. António Coelho Rodrigues, em Soure
Assistência: cerca de 150 espectadores.
Árbitro: Luís Caiado (Viseu)
Assistentes: Tiago Rodrigues e Pedro Reis.
Ao intervalo: 0-1.Marcadores: Dady (42m) e Pedro Emanuel (75m e 85m)
Acção Disciplinar: Cartão vermelho directo para Mané (65m). Cartão amarelo para Nélson (65m), Rebola (71m), Marco Rosa (76m), Bruno Filipe (79m), Nélson (85m) e Fábio Reis (93m).
.
.
O Sourense consentiu ontem a primeira derrota da temporada na condição de visitado. Os pupilos de Ricardo Namora foram incapazes de tornear as dificuldades impostas pelo Marinhense, que foi um conjunto adulto e inteligente, que soube tirar pleno proveito das incidências da partida. O jogo esteve quase sempre equilibrado, com as equipas a dividirem os momentos de supremacia, porém, a partir da altura em que o Sourense ficou reduzido a dez unidades devido à expulsão de Mané - que nos pareceu muito forçada - o Marinhense soube controlar a partida e construir um resultado seguro que lhe permite somar mais três pontos.
.
A formação de Soure revelou-se combativa e empenhada mas falhou em alturas chaves. O golo sofrido aos 42 minutos, mesmo antes do intervalo, espelha isso mesmo. Neste período o Sourense era quem estava com sinal mais, respondendo o Marinhense apenas em lances de bola parada, mas numa falha defensiva permitiu aos homens da Marinha chegarem à vantagem. A turma de Soure criou algumas situações de perigo, mas falhou no capítulo da finalização, algo que o adversário soube ser eficaz.
.
Logo aos sete minutos, Xano surgiu isolado diante de Ludovic, tendo o árbitro assistente assinalado fora-de-jogo ao avançado, que partiu de situação legal.
.
No segundo tempo a partida praticamente ficou sentenciada com a expulsão de Mané. Em vantagem os visitantes souberam controlar as operações e aproveitar o avanço do adversário em busca do empate. Mesmo a perder por três bolas os jogadores de Ricardo Namora nunca viraram a cara à luta, todavia, já jogavam mais com o coração do que com a razão.
.
A equipa de arbitragem efectuou um trabalho pobre, falhando em vários aspectos técnicos e disciplinares.
.
No final do encontro, o jovem treinador do Sourense, Ricardo Namora, era o espelho da desilusão e saiu em defesa do grupo de trabalho, contestando a actuacção do viseense Luís Caiado. «O presidente Gil Soares e a sua direcção têm feito um esforço titânico para credibilizar o clube. Os jogadores têm sido inexcedíveis. Não há direito a uma arbitragem como a de hoje (ontem)», concluiu.
.
In Diário de Coimbra
by Ricardo Busano

Oficina de cozinhas solares e almoço solar nas Termas Azenha III

. sexta-feira, 10 de outubro de 2008
0 comentários

(clique na imagem para aumentar)

MUNICÍPIO DE SOURE APROVA TAXA DE IMI PARA 2009

. quinta-feira, 9 de outubro de 2008
0 comentários

.

AMBIÊNCIA MACROECONÓMICA E SOCIAL DIFÍCIL AJUDA A MANTER TAXAS
.
A proposta apresentada por João Gouveia, Presidente da Câmara de Soure, na reunião de Câmara de 29 de Setembro, foi aprovada por unanimidade, mantendo-se assim, a significativa baixa de impostos já verificada em 2008.
.
Com efeito, concretamente, o IMI - Imposto Municipal sobre Imóveis -, para os prédios urbanos avaliados nos termos do novo código continua em 4% e sobre os demais prédios urbanos em 7%.
.
De acordo com João Gouveia, trata-se de dar uma resposta efectiva a uma ambiência Macroeconómica e Social, que continua, ainda, difícil, para as famílias em geral.
.
Esta proposta resultou, mais uma vez, da actividade de um Grupo de Trabalho constituído para o efeito, integrando vereadores e deputados municipais.
.
Observe-se, que para além da fixação das taxas atrás referidas. A proposta aprovada manteve o recurso à fiscalidade como instrumento de influência efectiva na política social e urbana.
.
Assim, os prédios urbanos na Freguesia de Pombalinho continuarão a ter uma redução de 15%; os prédios urbanos da Zona Histórica de Soure uma redução de 15%; os prédios urbanos arrendados para fins habitacionais uma redução de 10%; os prédios urbanos degradados um aumento de 15%; também, pela segunda vez os prédios rústicos com área florestal em situação de abandono, 50% de aumento, dados os riscos de ignição e propagação de incêndios no seu interior e nos confinantes.
.

Garantir democracia nos partidos

.
0 comentários

António Mota, Ex-dirigente do PRD lançou um blogue em que divulga um sistema novo para se aprofundar a democracia e a eficácia na escolha de dirigentes partidários e governantes. E deixa ali uns parágrafos de Ramalho Eanes, que lhe respondeu, no ano 2000, à carta em que expunha a versão inicial do projecto.
.

Numa época em que se elogia a reedição do livro de Tocqueville Da Democracia na América, António Mota, que esteve no PRD desde a criação até à extinção do partido eanista, lançou um blogue (http://www.26-abril.blogspot.com/) com as suas propostas para a democratização interna dos partidos políticos portugueses.
.
Técnico oficial de contas, votou sempre no PS até ler uma entrevista em que Manuel Alegre dizia nunca ter sido tão humilhado, nem sequer nos tempos do fascismo. O poeta queixava-se da forma como tinha sido relegado para uma posição secundária na lista de deputados por Coimbra, onde António Mota então residia - e ainda tem emoldurados, na sua casa de Paço de Arcos, os cartões de sócio da Académica e do União de Coimbra, do ACM e do Aero Clube de Coimbra. Nessa altura, surgia o Partido Renovador Democrático (PRD), criado sob a égide do então presidente da República, Ramalho Eanes (que o viria a liderar, em 1986-1987), e com um discurso sobre a moralização da política que lhe garantiu, em 1985, quase 18 por cento dos votos.
.
"Nunca vi ética nenhuma no PRD", afirma, peremptório, António Mota, que aderiu logo em 1985. "Nas salas da distrital de Coimbra havia mais fotos do general Eanes do que as que Mao Tsé- -Tung tinha na China. Secretamente, ia-as retirando e guardando. E, numa convenção [o equivalente aos congressos], no Hotel Roma, em Lisboa, só pensei que alguém iria puxar da pistola." Mesmo assim, foi "o último a sair". No ano 2000, quando o partido era liderado por Vargas Loureiro (que faleceria nesse ano), "apareceu um grupo que queria continuar o PRD e pagava as dívidas". António Mota ainda integrou o Conselho Nacional de transição, até que a imprensa "revelou que aqueles indivíduos eram da extrema-direita, como viemos a confirmar (alguns deles acabariam por formar o PNR), e o partido acabou sem glória".
.
Nessa época, já este sportinguista e apreciador de ópera tinha apresentado um esboço do seu projecto, mas foi considerado utópico - embora, na época, tenha recebido uma carta de Ramalho Eanes, que tem emoldurada na sala.
.
No fundo, o seu sistema é simples. "Antes de eleger as pessoas, há que eleger o programa." Depois, "seja doutorado ou pedreiro, todos entram pela base, que deve ser o núcleo de residência, e vão sendo eleitos sucessivamente para os patamares superiores". Isto é "começar de base, que é como se constrói a casa ou corre o rio". Desta forma, garante, teremos "as elites a governar, da junta de freguesia à Administração central".
.
Por não se seguir este método, argumenta, "o actual sistema orgânico de um partido é igual ao da União Nacional [o partido único do salazarismo], cuja cúpula em Lisboa designava o presidente da Câmara Municipal de Soure" - a vila onde nasceu, a 12 de Abril de 1947, apesar de ter desenvolvido a sua vida em Coimbra até 1993, quando se mudou definitivamente para Lisboa. "A única diferença - além da liberdade de expressão - é que, em vez de uma, há sete ou oito Uniões Nacionais."
.
Ao ver uma entrevista de Medina Carreira na televisão, resolveu fazer o blogue. Depois, enviou cartas a divulgar o seu sistema a uma centena de individualidades: Cavaco Silva e os líderes dos partidos com assento parlamentar, deputados, personalidades como Almeida Santos ou Adriano Moreira, colunistas como Pacheco Pereira ou Miguel Sousa Tavares, directores de jornais.
.
"Desde 2000 que não voto em partidos, porque sei como são feitas as listas. Somos lacraus uns para os outros. Só votei no referendo do aborto e nas presidenciais." Vegetariano e desportista (pratica esqui e vela, BTT e parapente, natação e corrida), mesmo sem ser um Alexis de Tocqueville, António Mota pode estar a lançar uma reflexão em torno Da Democracia em Portugal.
.
In Diário de Notícias
by jornalista Fernando Madail, e da fotógrafa, Natacha Cardoso
.
>>António Mota sobre o seu blog: "O conteúdo deste blog é rigorosamente apartidário, não colide com os princípios ideológicos, ou programáticos, de qualquer Partido Político. Apenas pretende propor à sua reflexão um sistema novo que proporciona mais democraticidade à escolha política intra-partidária.">>>
.
Mensagens de cortesia recebidas das seguintes Individualidades da vida pública Portuguesa:
- Prof. Doutor Aníbal Cavaco Silva - Presidente da República;
- Dr. Jaime Matos Gama - Presidente da Assembleia da República;
- Prof. Doutor Adriano Moreira - Presidente da Academia de Ciências de Lisboa;
- Dr. António Costa - Presidente da Câmara Municipal de Lisboa;
- Dr. Bernardino Soares - Presidente do Grupo Parlamentar do PCP;
- Dr. Luís Filipe Menezes - Presidente da Câmara Municipal de V. N. Gaia;
- Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa - Comentador Político;
- Dr. Mário Soares - Presidente da Fundação Mário Soares;
- Dr. Paulo Rangel - Presidente do Grupo Parlamentar do PSD.
.
Saiba mais no blog: (http://www.26-abril.blogspot.com/)

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
.
Resposta do Sr. António Mota depois de indagado para sabermos um pouco de mais um sourense a viver fora da sua terra natal:
"Meu Caro Amigo Sourense,...Sou Sourense há 61 anos, nasci na vila mais linda que conheço, e satisfaz-me ver o seu excelentíssimo progresso, pese embora nós desejarmos sempre mais e mais.

Desde os 12 anos que "emigrei", primeiro para Pombal, durante 2 anos, onde iniciei os meus estudos no Ciclo Preparatório do antigo Curso geral do Comércio; e depois, para Coimbra, onde concluí o referido curso, de mais 3 anos.

Entretanto, desde 1993 que me desloquei para Lisboa, residindo em Paço de Arcos desde 1998.

Visito Soure regularmente, onde tenho diversa família, nomeadamente, os meus pais, António Mota (reformado da EDP) e de minha mãe, Maria Isabel Carvalho Azevedo.

Tenho analisado as suas publicações na net, e, conforme lhe disse, passei a sentir-me bem informado sobre Soure e os Sourenses.

Parabéns pelo seu trabalho! Bem-haja! Continue!

Um bom abraço do seu conterrâneo


António Mota"

Soldado Desconhecido - José Dias - Colaborador

. segunda-feira, 6 de outubro de 2008
0 comentários


Aos homens que caíram
em defesa da pátria, por dever
deixaram tudo e partiram
mesmo sabendo que podiam morrer.

Soldados portugueses, generosos.
A vida e sangue deram em defesa,
de momentos derradeiros e gloriosos
defendendo a bandeira portuguesa.

Desta terra partiram com esse fim
homens soldados na força da vida.
Seus nomes lêem-se neste jardim,
nas costas desta estátua, aqui erigida.

Um valente soldado de arma aperrada
que artista talhou com seu cinzel
fez esta obra, aos vindouros dedicada.
Lembrando uma guerra desumana e cruel.

Mas alguém sem memória e sem saber,
o que ali está á sua frente.
Retira da espingarda de pedra a baioneta
e foge no escuro julgando-se um valente.

Mas este gesto inútil acriançado,
passados tantos anos ninguém viu?
Tão facilmente seria reparado.
Ou será que nenhum edil ainda sentiu,
que mais tarde seu nome, que recorda
obra sua, ou que o ego alimenta,
em praça, rotunda ou qualquer obra,
será arrancado por igual ferramenta...
.
by José Dias

Adoptem o "Pincel"

. sábado, 4 de outubro de 2008
0 comentários




Esfomeado e ferido, assim apareceu o "Pincel" em Moínho de Almoxarife, aldeia do Concelho de Soure. Apesar do nome é um jovem muito sociável, não apenas com pessoas mas também com outros cães e mesmo gatos. A sua gentileza e alegria deram-lhe várias amigas mas que não podem adoptá-lo. Neste momento vive na rua e está à procura de um lar.
.
Se tem esse lar ligue Sónia Garcia 96 393 21 55 ou 91 320 17 27 e também Maria de Lurdes Santos 96 416 83 61O.

Autarquias da região apoiam digressão de grupo de sopros

.
0 comentários

As câmaras municipais de Soure, Ansião e a junta de freguesia de Gesteira, são algumas das entidades que apoiam a digressão do Grupo de Instrumentos de Sopro de Coimbra ao Japão. A deslocação, que se realizará de 2 a 12 de Outubro, integra um total de 42 jovens músicos, na sua maioria estudantes, sendo alguns deles professores.

Para além da realização de concertos nas cidades de Oita, Nagasaki, Tenri e Kyoto, o Grupo vai ainda participar no Festival Internacional da cidade de Fukuoka. Os programas dos concertos privilegiam obras originais e arranjos musicais de autores portugueses.

A digressão conta com o patrocínio da Fundação Calouste Gulbenkian e os apoios de diversas entidades como é o caso da Região de Turismo do Centro, Governo Civil de Coimbra, e de diversas autarquias e empresas.
.
In NOTÍCIAS DO CENTRO

HOMENAGEM

.
0 comentários

As próximas linhas são do nosso Colaborador Assíduo, Sr. José Dias, que mostrou a vontade de homenagear o Sr. Ribeiro, ora vejamos:


Homenagem um grande homem que não nasceu em Soure mas era um verdadeiro sourense

José Dias
.
.
.
Veja a homenagem em:
.

XVII ENCONTRO DE BANDAS DO CONCELHO DE SOURE

. quinta-feira, 2 de outubro de 2008
0 comentários

Dia 12 de Outubro, de 2008, vai realizar-se o XVII Encontro de Bandas do Concelho de Soure.
Este ano a iniciativa vai decorrer na Freguesia de Samuel.
.
O Programa será o seguinte:
.
10h30 - Desfile das cinco bandas de música.
.
Localidades:
.
Carvalhal de Azoia - Banda do Cercal
Casais das Camarinheiras - Banda de Soure
Coles de Samuel - Sociedade Filarmónica R. B. Vilanovense
Moinho de Almoxarife - Filarmónica 15 de Agosto Alfarelense
Serroventoso - Grupo Musical Gesteirense
.
11h30 - Recepção e concentração das Bandas -Associação Cultural, R. e Social de Samuel-
.
15h30 - CONCERTO -ASSOCIAÇÃO CULTURAL, R. E SOCIAL DE SAMUEL-
.
. Banda de Soure
. Fialrmónica 15 de Agosto Alfarelense
. Banda do Cercal
. Grupo Musical Gesteirense
. Sociedade Filarmónica R. B. Vilanovense
.
In cm-soure.pt