O Governo Civil de Coimbra pretende sensibilizar os mais novos para a sinistralidade rodoviária de forma a combater as mortes na estrada. Hoje, a campanha vai estar em Cantanhede e amanhã em Soure, com pistas de trânsito em locais centrais.
A campanha em curso está relacionada com a campanha nacional "Mortes na estrada, vamos travar este drama - Verão 2008" (organizada pela Autoridade Nacional da Segurança Rodoviária) e começou ontem no Parque Dr. Manuel Braga, no centro de Coimbra. Com estas acções, o Governo Civil tem como principal objectivo "promover um exercício de cidadania junto dos mais novos, que serão os futuros condutores, e, simultaneamente, dar o seu contributo para a diminuição dos acidentes com vítimas nas estradas do distrito", explica, em comunicado.
Na sessão de ontem, que contou com o apoio da PSP, estiveram envolvidas cerca de meia centena de crianças com idades entre os seis e os 10 anos, utentes do ATL do Instituto de Lordemão. A responsável pelas relações públicas do Governo Civil de Coimbra, Helga Sardinha, explicou ao JN que, "nesta altura do ano, é difícil programar este tipo de acções, principalmente reunir escolas", pelo que as acções visam essencialmente crianças dos ATL.
Durante a manhã, os mais pequenos dividiram-se entre condutores e peões e desenvolveram a actividade com bicicletas, enquanto lhes era ensinado o significado dos sinais de trânsito. A escolha do Parque Dr. Manuel Braga deveu-se à centralidade do espaço e às sombras, apesar de haver uma pista de trânsito já construída, na zona do Bolão (à saída da cidade). "Essa zona, para além de ser um pouco deslocada do centro, é muito árida, e o parque é um local mais agradável para as crianças", justifica Helga Sardinha.
A campanha "Mortes na estrada, vamos travar este drama - Verão 2008" prolonga-se no distrito até 15 de Setembro e envolve também a colocação de "outdoors" de alerta em pontos estratégicos, como a entrada das cidades, o IP3 e as vias principais. "O critério foi o volume de tráfego, com especial enfoque para as vias principais, de forma a passar melhor a mensagem aos condutores", revela Helga Sardinha. Os "outdoors" vão estar com maior incidência nos concelhos de Coimbra e Figueira da Foz.
Hoje, às 10.30 horas, decorre a segunda sessão de sensibilização aos mais jovens, na Escola Pedro Teixeira, em Cantanhede. Amanhã, é a vez do Espaço Multiusos - 1111 (junto ao Parque da Várzea), em Soure, receber as pistas de trânsito, a partir das 11.30 horas. As acções são feitas com o apoio da GNR.
No ano passado, durante os meses de Verão, os acidentes no distrito de Coimbra provocaram 14 vítimas mortais.
In Jornal de Notícias
by JOÃO PEDRO CAMPOS
0 comentários:
Enviar um comentário