As autoridades estão a investigar uma eventual descarga poluente ocorrida na freguesia de Vinha da Rainha, concelho de soure.
De acordo com fonte do Notícias do Centro, a descarga poluente terá sido “efectuada para campos agrícolas, situados junto ao lagar da Vinha da Rainha, aproveitando o tempo chuvoso, tendo transformado todo o terreno numa pasta oleosa, escura, de odor fétido, que impede mesmo a absorção das águas e se estende por vários hectares”.
A mesma fonte acrescenta que aquela descarga afectou, ainda a Galgoa (vala de escoamento de águas pluviais), que atravessa a povoação do Pedrógão do Pranto. Ao local deslocou-se uma equipa de Protecção da Natureza e do Ambiente da Guarda Nacional Republicana (GNR) de Condeixa-a-Nova, que procedeu à recolha de informações e amostras para análise.
Ainda segundo a fonte do Notícias do Centro, aquela é uma situação que, “além de se traduzir num prejuízo para os proprietários afectados, poderá colocar em causa a saúde pública, nomeadamente através de contaminação de terrenos agrícolas e de águas subterrâneas, para além de constituir mais um atentado à qualidade ambiental do Concelho de soure, se torna importante que os agentes causadores destas acções sejam identificados e reprimidos, pois denotam uma completa insensibilidade ambiental e social para com as populações locais”.
0 comentários:
Enviar um comentário