Festa de São Mateus e FATACIS estão à porta

. terça-feira, 18 de setembro de 2007
  • Agregar a Technorati
  • Agregar a Del.icio.us
  • Agregar a DiggIt!
  • Agregar a Yahoo!
  • Agregar a Google
  • Agregar a Meneame
  • Agregar a Furl
  • Agregar a Reddit
  • Agregar a Magnolia
  • Agregar a Blinklist
  • Agregar a Blogmarks


São cinco dias de muita diversão. À semelhança das edições anteriores, a autarquia apresentou “um programa ambicioso”. O objectivo é envolver todas as “forças vivas” do concelho.
.
Soure acolhe uma vez mais, entre os dias 20 e 25 de Setembro, as Festas de S. Mateus e a Feira de Artesanato, Turismo, Agricultura, Comércio e Indústria – FATACIS. O programa, bem como o logotipo do evento, foram apresentados durante a tarde de ontem. O programa é recheado e aposta no que de melhor se faz na música popular portuguesa.
.
As festas constituem o maior cartaz turístico da vila e do concelho e são um evento “fundamental para a promoção e divulgação de um grande conjunto de actividades económicas”, disse o presidente da Câmara Municipal de Soure, João Gouveia. O autarca acrescentou ainda que o certame mostra a “riqueza” associativa de que Soure é “um exemplo a nível nacional, nomeadamente, nos âmbitos cultural, desportivo e de acção social”.
.
Mas o programa de festas do concelho não passa apenas pela música e diversão. A FATACIS é outro dos pontos altos da semana mais longa da vila. A feira organizada este ano pela Associação Empresarial de Soure, para além da vertente agrícola, comercial e industrial, contempla ainda iniciativas dedicadas ao artesanato e gastronomia do concelho. Este ano as Festas de São Mateus e a FATACIS trazem algumas novidades. A autarquia de Soure aprovou a subscrição de um protocolo com a Associação Empresarial de Soure, tendo em vista a organização destes certames no corrente ano de 2007, e que se pretende venha a constituir um outro “modelo organizativo”, explicou o autarca.
.
Pela primeira vez, vai haver cobrança das entradas, o que, no entender de João Gouveia, para além de ser uma forma de controlar o número de visitantes, “dignifica ainda mais as festas”. À venda estão já os livres-trânsito, com o valor de 10 euros, que possibilitam a entrada nos dois recintos, o dos espectáculos de música e o da FATACIS. Para além disso, vão ser colocados à venda bilhetes diários. Se o visitante quiser assistir ao espectáculo musical paga consoante o artista, se, por outro lado, a vontade for de visitar apenas a feira e os diferentes expositores o bilhete custa “apenas” um euro. Um valor considerado simbólico pela organização, que espera no fim-de-semana mais de 20 mil visitantes.
.

Para ver e ouvir durante o certame
.
No primeiro dia de festa, quinta-feira, tem lugar a inauguração e abertura oficial da FATACIS. Para o dia seguinte, Dia do Município, é a noite da juventude. A animação estará a cargo de grupos de folclore e de DJ nos palcos dos Bacelos. The Cynicals, Kussundolola e EZ Special animam a noite de sábado, no palco dos Bacelos. No domingo realizar-se-á um encontro concelhio de folclore. À noite a animação fica a cargo dos GTT, música popular portuguesa, Miguel e André e do grupo Rockluso. Taiti e Cristiane Sollani animam a noite de segunda-feira, no palco dos Bacelos. No último dia do certame, tem lugar o tradicional piquenique com a animação do Rancho Típico de Paleão. Para encerrar os festejos realizar-se-á um baile popular, na praça do município, com a banda Big Jovem.

0 comentários: