INICIATIVAS EM SOURE

. quinta-feira, 30 de abril de 2009
0 comentários







Quer saber mais pormenores?
Visite a nossa secção "INCIATIVAS"

NOITES SOURENSES É AQUI...

.
0 comentários


ENVIEM SUGESTÕES DO QUE GOSTARIA DE VER NESTE ESPAÇO!

www.soure-jovem.blogspot.com

Ao som de: Orbital




/>

Apoio domiciliário dá resposta às necessidades dos mais velhos

. quarta-feira, 29 de abril de 2009
0 comentários


MARIA DA SAUDADE DUARTE lidera a mais recente IPSS de Soure
.
.
.
Tapéus deixou de ser a única freguesia do concelho de Soure
a não ter uma IPSS para responder às carências sociais
.


■ Maria da Saudade Duarte, directora técnica e presidente da direcção da ADESTA, com sede em Tapéus, Soure, afirmou ao nosso jornal que esta IPSS «está em plena actividade e com gran- de dinamismo, satisfazendo as necessidades dos seus utentes e estabelecendo uma relação de proximidade».


«O crescente aumento do número de idosos em apoio domiciliário vai ao encontro do conhecimento que inicialmente tínhamos da zona e que justifi- cou a criação deste serviço», explicou.


Tapéus era a única freguesia do concelho de Soure que não dispunha de qualquer equipa- mento social, por isso «parece-nos importante a colaboração de todos para continuar a implementar todas as actividades da associação», referiu ao nosso jornal a presidente da Associação de Desenvolvimento Social, Cultural e Desportivo da Freguesia de Tapéus.


Foi em finais de 2008 que esta IPSS (Instituição Particular de Solidariedade Social) iniciou o Serviço de Apoio a Idosos, em instalações provisórias cedidas pela junta de freguesia local.


«Na área dos idosos, a ADESTA iniciou em Novembro passado o Serviço de Apoio Domiciliário, em que são prestados cuidados individualizados e personalizados no domicílio a indivíduos e famílias que precisam de satisfazer as suas necessidades básicas para a sua vida diária. No primeiro mês a associação deu apoio a oito idosos», contou Maria da Saudade Duarte, acrescentando que actualmente, e após cinco meses de funcionamento, são já apoiados 19.


Entretanto, em Janeiro de 2009, esta entidade estabeleceu um protocolo com a Câmara Municipal de Soure para a alimentação de 38 crianças da Escola Básica e Jardim-de-Infância de Tapéus.


Na totalidade a associação fornece, diariamente, cerca de 68 refeições. «Podemos concluir que a ADESTA está em plena actividade, com grande dinamismo, satisfazendo as necessidades dos seus utentes e estabelecendo uma relação de proximidade», afirmou, observando que «o crescente aumento do número de idosos em apoio domiciliário vai ao encontro do conhecimento que inicialmente tínhamos da zona e que justificou a criação deste serviço».


Refira-se que a ADESTA, para desenvolver as suas acções, conta actualmente com o apoio da Segurança Social, do município de Soure e da freguesia de Tapéus.


No entanto, segundo a presidente, e apesar de toda esta colaboração,«estamos com algumas dificuldades financeiras, mas, esperamos durante o ano de 2009 poder ter mais apoio da Segurança Social», nomeadamente, «no Serviço de Apoio Domiciliário (aumento do Protocolo) e um maior apoio da Junta de Freguesia de Tapéus».
.
Escrito por Gil Alves (Director do Jornal "Preto no Branco")
In Diário de Coimbra

ASSOCIAÇÃO INSTRUÇÃO E RECREIO 1º DE MAIO ALFARELENSE

.
0 comentários

A Associação Instrução e Recreio 1º de Maio Alfarelense comemora o seu 81º Aniversário, no próximo dia 1 de Maio.
.
Programa das comemorações:
.
Dia 1
.
08h00-Içar da Bandeira e salva de 21 tiros
09h00-Desfile à Fonte dos Cães pelo Racho \"Rosas de Maio\"
12h30-Recepção aos convidados
13h00-Almoço de confraternização
15h00-Sessão Solene
17h00-Actuação do Grupo Coral e Escola de Música da Associação I.R. 1º de Maio
.
In cm-soure.pt

III FIM-DE-SEMANA GASTRONÓMICO

.
0 comentários


O Centro Social da Malavenda e Cabeça da Corte, situado na freguesia de Pombalinho, promove o seu III Fim-de-semana Gastronómico nos dias 2 e 3 de Maio de 2009.

Depois o êxito alcançado nas duas primeiras edições, a Organização espera conseguir aumentar o número de visitantes, apostando numa gastromomia característica desta zona serrana.

Os visitantes poderão saborear a Sopa Serrana, o Cabrito/borrego assado no forno c/ batatinhas salteadas e arroz de miúdos, a Chanfana, as Migas de Xíxaros c/ bacalhau assado na brasa e o Entrecosto em vinho d´alhos, para além outros produtos endógenos.

Não faltará a animação, pelo que, no Domingo, dia 3, pelas 16h30, o Rancho Folclórico da Ribeira da Mata brindará os presentes com a sua actuação.~

A NÃO PERDER ...NÃO FALTE !!!
In cm-soure.pt

Sete pescadores de meixão constituídos arguidos

.
0 comentários


Sete homens suspeitos de pesca ilegal de meixão foram identificados e constituídos arguidos pela GNR, no âmbito de uma operação que permitiu a apreensão de 27 quilos de meixão, cinco embarcações, três viaturas, 22 redes e seis crivos, tudo num valor que ronda os 66 mil euros. ~


A operação, levada a cabo por uma centena de militares do destacamento de Controlo Costeiro da Figueira da Foz da GNR, começou ontem de manhã, aproveitando a subida da maré, e só vai terminar no domingo à tarde.


No primeiro dia foram realizadas sete buscas nas zonas de Ereira e Soure, que visavam combater a pesca ilegal de meixão – espécie protegida e comercializada a 500 euros o quilo – no rio Mondego, bem como apreender os meios utilizados naquela actividade.



In Correio da Manhã

Suspeitos por pesca de Meixão no Mondego

.
0 comentários


Sete homens foram ontem identificados, numa operação de combate à pesca ilegal no rio Mondego, desenvolvida pela Unidade de Controlo Costeiro da GNR da Figueira da Foz. Foram ainda apreendidos 27 quilos de meixão (enguia bebé), bem como material usado nesta actividade, nomeadamente embarcações.


A operação, desenvolvida no âmbito de uma investigação que dura há cerca de seis meses, culminou na madrugada de ontem com a identificação dos sete suspeitos, que foram constituídos arguidos e se encontram com termo de identidade e residência. Em causa estão indivíduos de nacionalidade portuguesa, com idades entre os 30 e 50 anos, residentes na Ereira (Montemor-o-Velho) e Amieira (Soure). De acordo com fonte da Unidade de Controlo Costeiro, «alguns dos suspeitos já são reincidentes nesta prática».


A operação daquela unidade da GNR envolveu também a realização de buscas domiciliárias às casas dos arguidos, bem como a armazéns, permitindo às autoridades recuperar 26,875 quilos de meixão. «Estava na residência dos arguidos, mantido em água, em tanques oxigenados», disse o major Jorge Caseiro, comandante do Destacamento de Controle Costeiro da Figueira da Foz.


A investigação resultou ainda na apreensão de cinco embarcações a motor, três viaturas, uma moto-4 e 27 redes. Foram também apreendidas máquinas de costura utilizadas «para fabricar as redes» e 18 crivos, uma espécie de peneiras, de várias dimensões, «usadas para separar o meixão dos limos e outros peixes», explicou aquele responsável.


Segundo a Unidade de Controle Costeiro da GNR, a totalidade do material apreendido está orçado em 65.953 euros.O major Jorge Caseiro sublinha que o meixão, uma espécie protegida, «é comercializada a cerca de 500 euros o quilo». A sua crescente solicitação, sobretudo por parte do mercado espanhol, tem transformado esta actividade «uma verdadeira indústria ilegal».


A operação vai continuar nos próximos dias, através da remoção e apreensão das redes que se mantêm no rio Mondego, trabalhos que envolvem cerca de 100 militares da GNR.


In Diário de Coimbra

POLO SHOW PT SOURE 2009

.
0 comentários


É com imenso prazer que o Clube Pólo G40 Portugal vem convidar-vos para mais um Pólo Show PT.


Como já é tradição, todos os anos se realiza aquele que consideramos como o mais importante encontro para nós.


Desta vez decidimos quebrar um pouco as regras e estender o convite a todos aqueles que têm o gosto pela mesma marca que nós: Volkswagen.


Gostaríamos que fossem postas de parte quaisquer divergências e problemas de passado.


O encontro será no dia 06/06/2009, Sábado, terá lugar na belíssima vila de Soure e terá como programa os seguintes elementos:


• Encontro de manhã no centro da vila;

• Passeio turístico pela vila de Soure

• Recepção da Câmara com um porto de honra;

• Almoço convívio 10€ (entradas, sopa, prato principal, sobremesa, café, digestivos)

• Canoagem (sem qualquer custo)


E por fim a nossa maior atracção para este encontro,


• PISTA DE ARRANQUES!!!


Como somos todos pessoas especiais teremos ainda direito a um brinde e quem sabe a muitassss surpresas!


Quem sabe se não vamos ser famosos por um dia e não venhamos a aparecer na Maxi Tuning!


Está tudo em estudo!


Contamos convosco para podermos criar um dia único!


Obrigado.


Galdino-g40

Clube PoloG40 Portugal


In Club Golf Portugal

POLO SHOW PT SOURE 2009

.
0 comentários


O Clube Polo G40 vai organizar a 6 de Junho a sua concentração deste ano, denominada de POLO SHOW PT SOURE 2009 e terá lugar em Soure.
.
Para saber mais clicar no flyer ao lado ou aceder ao fórum do clube:
.
Contacto telefónico: 916 483 383.

Curiosidades

.
0 comentários

TRAVESSA DA CRUZ DE SOURE

Freguesia de Santa Catarina - Lisboa
Bairro Alto

Narciso contesta apoio do Governo a Soure

.
0 comentários


O presidente da Câmara Municipal de Pombal afirma que o Governo está a “premiar os incumpridores” ao apoiar os municípios através do programa de regularização de dívidas do Estado.


Para o social-democrata Narciso Ferreira Mota, o Programa de Regularização Extraordinária de Dívidas do Estado criado pelo governo socialista “premeia os incumpridores” e a “má gestão” dos municípios que a ele recorreram, como é o caso da Figueira da Foz, Leiria, Nazaré e Soure.

O programa visa substituir a dívida a fornecedores por empréstimos de médio e longo prazo, promovendo a redução do prazo médio de pagamento dos compromissos assumidos perante terceiros. Para o efeito, a Direcção Geral do Tesouro e Finanças concede 40 por cento do valor elegível, sendo o restante assegurado por uma instituição de crédito em condições especiais. Por outro lado, o empréstimo contraído no âmbito do referido programa não é considerado para efeitos do cálculo do endividamento do município.


Daí que o autarca considere tratar-se de uma “injustiça” e recorda a recente recusa do Tribunal de Contas em permitir que o Município de Pombal contraísse um empréstimo bancário relativo ao bairro social Margens do Arunca, uma vez que o mesmo já se encontrava totalmente pago.


“Quem é cumpridor com os fornecedores e empreiteiros é penalizado”, diz Narciso Mota adiantando que, por outro lado, “quem revela uma incapacidade de gestão é apoiado”.


Já para o vereador socialista Sérgio Leal, a medida do Governo “é correcta e ajustada” já que “o Estado não faz mal nenhum em ajudar a arejar as finanças dos municípios”. Contudo, “não devia prejudicar quem é cumpridor”.


In Notícias do Centro

Soure comemora 25 de Abril com fogo de artifício

.
0 comentários




O tradicional lançamento de fogo de artifício à meia noite do 25 de Abril irá dar início ao programa das comemorações do XXXV aniversário da revolução na vila de Soure. O programa, numa organização conjunta da Câmara e Assembleia Municipal conta com o apoio de diversas entidades como é o caso do Agrupamento de Escolas de Soure, Instituto Pedro Hispano, INTEP, Bombeiros Voluntários, Grupo Música Gesteirense e rádio/jornal Popular de Soure.


A anteceder o lançamento do fogo de artifício terá lugar no átrio da Câmara Municipal, a partir das 22 horas do dia 24, um café concerto “Lembrar e Cantar Abril”, a cargo do Grupo GTT.


As cerimónias do dia 25 terão início pelas 9 horas com a realização do Torneio da Liberdade/Escolinhas, em futsal, no pavilhão da Encosta do Sol. Às 10 horas o Grupo Musical Gesteirense e a fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Soure farão uma arruada pelas ruas da vila. Meia hora mais tarde terá lugar uma guarda de honra ao corpo activo dos bombeiros, para logo de seguir serem hasteadas as bandeiras no edifício dos Paços do Concelho.


Pelas 11 horas terá lugar a sessão extraordinária da Assembleia Municipal comemorativa dos 35 anos do 25 de Abril de 1974. Haverá “Sons de Abril” a cargo dos alunos frequentadores das actividades de enriquecimento curricular das escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico do concelho, e a entrega dos prémios relativos ao concurso “Conhecer Abril”. Por sua vez, o Clube Art’e Vícios do Agrupamento de Escolas de Soure participará com “Cantar Abril”.


As comemorações encerrarão às 17 horas com a final e entrega de prémios do Torneio da Liberdade/Escolinhas, em Futsal.
.
In Notícias do Centro

Câmara de Soure constrói extensão de saúde em Samuel

.
0 comentários

A Câmara Municipal de Soure deliberou abrir concurso público para a construção da Extensão de Saúde de Samuel. Uma obra que representará um investimento na ordem dos 350 mil euros. O edifício será construído num terreno de 1200 metros quadrados adquirido pelo Município e que teve parecer favorável por parte da Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC), entidade que também já aprovou o respectivo projecto de construção. Para a concretização da obra, a autarquia presidida pelo socialista João Gouveia prevê apresentar uma candidatura para obter respectivo financiamento. O edifício terá apenas um só piso que contemplará espaço administrativo e de atendimento, sala de tratamento, gabinetes de consulta, cafetaria e sala de esterilização e roupas, entre outros.
.
In Notícias do Centro

Autarquia de Soure preocupada com trabalhadores da Fapsur

.
0 comentários

A Câmara Municipal de Soure está a acompanhar a situação laboral dos trabalhadores da Fapsur – Sociedade Industrial de Malhas, SA., sedeada na freguesia de Samuel. A empresa requereu a insolvência e os cerca de 60 trabalhadores correm o risco de ficar sem os salários em atraso e irem para o desemprego. O presidente da autarquia deu a conhecer, em recente reunião do executivo, que tomou conhecimento da situação de “forma inqualificável” através da imprensa, tendo agendado uma reunião de carácter de urgência com os trabalhadores, 28 dos quais com residência no concelho de Soure. João Gouveia diz que está a ser efectuado um levantamento do quadro sócio-familiar de cada um deles para que a autarquia possa “adoptar alguns mecanismos de excepção” no que respeita à acção social, como é o caso de atribuição de apoios escolares, apoiar no pagamento de rendas ou prestações habitacionais, entre outros. Por outro lado, irá marcar um encontro com a administração da empresa afim de analisar a situação da mesma.
.
In Notícias do Centro

SAMUEL ONLINE

. quinta-feira, 16 de abril de 2009
0 comentários


"Caros leitores: Numa altura em que estão tão facilitados os acessos aos demais meios de comunicação, nasce mais um blog onde a liberdade de expressão de um colunista regional, se expande além fronteiras, com o intuito de partilhar as suas opiniões, extravasando o "regionalismo", abrindo o leque de "visados" para o panorama nacional.Como tal, usando as palavras como "arma pacífica", em voz consciente e crítica, o colunista Carlos Soares, sobejamente conhecido regionalmente pelas suas crónicas mensais na imprensa, expande os seus horizontes para além da pequena fronteira distrital.Cria-se uma nova abertura a milhões de leitores, que poderão ter a possibilidade de manifestar o seu apoio, repúdio ou indiferença, seguindo este blog, de cariz pessoal e sem qualquer conotação ou filiação partidária nem qualquer associativismo. Antes de mais, não deixa de ser "apenas" mais um cidadão que pretende partilhar a sua opinião com o novo vasto público de leitores.Estão todos convidados a fazerem parte deste novo blog, onde a sua opinião também conta!"
.
"...Bem vindos! Sou o Carlos Soares - carlossoares48@hotmail.com -e sou colaborador do jornal "Preto no Branco", onde mensalmente pode ler as minhas crónicas."
.
E assim apresentamos mais este projecto sobre a Freguesia de Samuel
.

APRESENTAÇÃO DO LIVRO " VILA DE SOURE, UM PASSEIO"

.
0 comentários

No próximo sábado dia 18 de Abril, pelas 17,30 no espaço Finisterra, vai ser apresentado o livro " Vila de Soure, um passeio" editado pela Associação da defesa do património de Soure.

FUN FÉRIAS - SOURE

.
1 comentários

.

"Bom dia!!!
.
Gostaria de vos dar a conhecer um projecto de Férias desportivas que Eu e 2 professores colegar meus temos vindo a realizar..
.
Visitem o nosso blog (ainda muito rudimentar) e podem sempre contactar-nos...
.
.
Ajudem-nos a proporcionar actividades ludicas e desportivas às crianças do nosso concelho....
.
Abraço Fraterno e continuem com o excelente trabalho que têm realizado "
.
Enviado para sourenses@aeiou.pt
.
.
PARABÉNS PELA VOSSA INCIATIVA !!!

Fábrica de malhas fecha em Soure

. segunda-feira, 13 de abril de 2009
0 comentários


Em Soure, no distrito de Coimbra, foi declarada a insolvência da fábrica de malhas Fapsur, lançando 60 trabalhadores no desemprego.
.

A falta de encomendas e as dívidas que ascendem a largos milhares de euros ditaram o encerramento desta empresa do sector têxtil.A coordenadora do Sindicato dos Trabalhadores dos Têxteis do Centro, Fátima Carvalho, aponta o dedo á administração da Fapsur, a quem acusa de má gestão e de ter abandonado os funcionários.
.
No concelho de Condeixa-a-Nova, também Coimbra, a Conimbrigel, uma empresa de comercialização de produtos alimentares congelados, também fechou portas, deixando 19 trabalhadores no desemprego
.
In Rádio Renascença

Agrupamentos de Saúde têm directores executivos

. quinta-feira, 9 de abril de 2009
0 comentários

Acabam de ser nomeados os directores executivos dos agrupamentos de centros de Saúde, novos serviços desconcentrados das administrações regionais, cabendo a Augusta Mota a tutela do ACES do Baixo Mondego I (sediado em Coimbra).
.
Rui Couto é o director executivo do ACES do Baixo Mondego II, Rui Crisóstomo o do ACES do Baixo Mondego III, António José Sequeira o do ACES do Pinhal Interior Norte I e Aida Grilo é a directora executiva do ACES do Pinhal Interior Norte II.
.
O Agrupamento do Baixo Mondego I compreende os centros de Saúde de Celas, Eiras, da avenida de Fernão de Magalhães, Santa Clara, São Martinho do Bispo, bairro de Norton de Matos (Coimbra), Condeixa-a-Nova e Penacova. Dele fazem parte igualmente as unidades de saúde familiar de Cruz de Celas, Briosa e Condeixa.
.
Os centros de Saúde da Figueira da Foz, Montemor-o-Velho e Soure e as unidades de saúde familiar de Buarcos, São Julião e VitaSaurium formam o Agrupamento do Baixo Mondego II, com sede naquela cidade.
.
O Agrupamento do Baixo Mondego III, sediado em Cantanhede, é constituído pelos centros de Cantanhede, Mira, Mealhada e Mortágua e pelas unidades de saúde familiar de Gândaras e Marquês de Marialva.
.
A Unidade de Saúde Familiar da Serra da Lousã e os centros de Saúde de Arganil, Góis, Miranda do Corvo, Penela, Lousã, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Tábua e Vila nova de Poiares fazem parte do ACES do Pinhal Interior Norte I, com sede na vila lousanense.O Centro de Saúde de Penela pertence ao ACES do Pinhal Interior Norte II, sediado em Ansião, bem como os congéneres de Alvaiázere, Castanheira de Pêra, Figueiró dos Vinhos, Ansião e Pedrógão Grande.
.
In Jornal Campeão das Províncias

Escrito por CP
09-Abr-2009

Dois mortos e um ferido em colisões na EN 109

. terça-feira, 7 de abril de 2009
0 comentários

Dois homens morreram e um sofreu ferimentos ligeiros, esta segunda-feira, na EN 109, na Ponte da Pedra, Leiria, vítimas de duas colisões consecutivas. A GNR está a investigar e desconhece para já as causas dos acidentes.

Ninguém sabe ainda o que levou o condutor de uma viatura "Renault 19 Chamade" a embater na traseira de um pesado de mercadorias. A colisão provocou o despiste do automóvel que foi depois embater frontalmente num ligeiro de mercadorias que seguia em sentido contrário.

O acidente ocorreu ao quilómetro 162,08 da EN109, na freguesia de Regueira de Pontes. Faltavam poucos minutos para as 10 horas. O comandante do Destacamento de Trânsito da GNR de Leiria assegura que o embate na traseira do pesado "provocou o despiste da viatura ligeira", mas desconhece as razões que estão na origem desta primeira colisão.

Ao JN, o tenente Hugo Moita referiu que "o acidente está a ser investigado" pelo Núcleo de Investigação Criminal de Acidentes de Viação do Destacamento de Trânsito de Leiria, pelo que "ainda é cedo para tirar conclusões".

A investigação torna-se mais difícil já que os dois únicos ocupantes do Renault 19 morreram no local. Daniel Pedrosa, 40 anos, era natural da Guia, Pombal, e conduzia o automóvel. A seu lado seguia Alberto Almeida, 54 anos, natural de Soure. Ficaram encarcerados na viatura, cuja parte dianteira ficou totalmente destruída.

As duas vítimas, segundo o responsável da GNR, seguiam no sentido Figueira da Foz-Leiria. "Depois do embate e do despiste, a viatura [Renault] invadiu a faixa contrária e foi chocar de frente num outro veículo", explicou o tenente Hugo Moita, adiantando que o condutor [da carrinha] "sofreu apenas ferimentos ligeiros".

Trata-se de um jovem com cerca de 25 anos, residente na Martingança, concelho de Alcobaça, que foi transportado ao Hospital de Santo André.

O pesado de mercadorias sofreu apenas danos materiais.

A EN109 esteve cortada ao trânsito até cerca das 11.30 horas, tendo-se formado longas filas de trânsito nos dois sentidos.
.
In Jornal de Notícias
by ALEXANDRA SERÔDIO

Martinho recorda o 'pouco tempo' que o PSD de Soure teve em 2005

. segunda-feira, 6 de abril de 2009
0 comentários


"Amanhã pode ser tarde". O social-democrata Fernando Martinho defende que o candidado do seu partido à Câmara de Soure já devia estar a fazer "trabalho de campo". E recorda o que aconteceu em 2005.

O social-democrata Fernando Martinho defende que o candidato do seu partido à Câmara de Soure já devia estar a fazer “trabalho de campo” e afirma que “amanhã pode ser tarde”. O vereador da autarquia recorda o que aconteceu nas últimas autárquicas, quando o PSD teve de organizar as eleições autárquicas num espaço “demasiado curto”.


Fernando Martinho refere que “cabe à Comissão Política definir o seu calendário, respeitando as regras do partido”. No entanto, acrescenta que sempre defendeu que “tivemos pouco tempo para preparar as últimas eleições”. “Para um candidato que, tudo indica, se vai apresentar pela primeira vez ao eleitorado sourense seria necessário mais tempo para fazer trabalho de campo, de contactar com o maior número possível de munícipes de cada um dos mais de duzentos lugares do concelho”, afirma. Refere, ainda, que “o tempo também ajuda a serenamente procurar as pessoas certas para a constituição de listas que englobam sempre grande número de cidadãos e cidadãs”.


Quanto à sua participação no próximo processo autárquico, o vereador diz ser um “militante de base do partido que nunca enjeitou as suas responsabilidades” e recorda que “mesmo em tempos conturbados da vida do partido estive disponível para responder a desafios”. Acrescenta que “sempre defendi as ideias em que acreditava e acredito ainda que isso me pudesse ou possa trazer alguns dissabores”. Quanto ao futuro, Fernando Martinho considera que “o partido saberá decidir se todos são necessários, se sou necessário, e como poderei contribuir para a implementação de políticas que possam contribuir para um desenvolvimento sustentado do concelho e para a afirmação do PSD no quadro das suas responsabilidades perante os eleitores”.
No que se refere ao trabalho desenvolvimento pela actual direcção concelhia do PSD, Fernando Martinho considera que a Comissão Política tem trabalhado no sentido de atingir o “desígnio” para que foi eleita: “unir o PSD/Soure, de alargar a sua base de militantes e de construir uma plataforma sólida que permitisse ganhar as próximas eleições autárquicas”. “Lutaram por uma liderança nacional do PSD que entenderam ser a melhor, estão em sintonia com a Distrital, têm por isso todas as condições para (re)construir um partido mais forte e mais actuante”, diz, adiantando que “as críticas e as sugestões que queira fazer serão apresentadas nos locais próprios e nos órgãos do partido”. “As assembleias de Secção são esses espaços privilegiados, quando for convocada uma, que será a primeira, darei os contributos que considere pertinentes”, diz.


Por outro lado, afirma que nunca foram realizadas “reuniões formais” entre os órgãos do partido e a vereação que integra, quer com a anterior Comissão Política quer com a actual, mas isso “não impediu que levássemos a bom porto as funções para que fomos eleitos”. “É verdade que, por vezes, pessoalmente, senti que nos faltava algum trabalho político de retaguarda que nos facilitasse o trabalho na vereação, mas com o nosso esforço, espírito de equipa e muita boa vontade fomos superando as dificuldades”, considera.


Quanto à renúncia apresentada por Carlos Páscoa, seu colega de vereação e cabeça de lista nas últimas autárquicas, Fernando Martinho diz compreender a sua tomada de decisão e aceita as justificações que o mesmo deu para renunciar ao mandato. O social-democrata recorda o que aconteceu em 2005 quando “em Maio iniciámos um processo de candidatura, praticamente do zero, tentando organizar um PSD que tinha sido abandonado pelo seu presidente da Comissão Política, que mudando de partido arrastou consigo alguns quadros e militantes, cortando o espaço de manobra dos que, contra ventos e marés, resistiram ao fácil”. “Sempre foi assumido, pelos que trabalhavam na candidatura e depois nos órgãos autárquicos, que em novos processos eleitorais, seria necessário mais tempo para elaborar listas coerentes, sustentadas num programa eleitoral impulsionador do desenvolvimento concelhio e participado num programa eleitoral impulsionador do desenvolvimento concelhio e participado por todos os militantes e o máximo número possível de munícipes”, refere.


Daí que, prossegue, “não se perspectivando a sua candidatura a presidente da Câmara, o Dr. Carlos Páscoa abriu caminho a um novo candidato possibilitando-lhe espaço e tempo para a afirmação e consequente organização do processo conducente a uma candidatura forte que, como foi assumido pelos novos dirigentes do PSD, consiga derrotar o Partido Socialista no próximo acto eleitoral”.


Já quando questionado sobre se poderá vir, também, a renunciar ao cargo de vereador, num quadro de rotatividade entre os elementos da lista, Fernando Martinho afirma que “o partido nunca me pediu que tomasse qualquer atitude a esse respeito e por conseguinte, no quadro vigente, cumprirei até final o mandato para que fui eleito continuando a defender os interesses do concelho de Soure no respeito de um programa apresentado aos eleitores em 2005 e por estes sufragado”.


Por sua vez, em jeito de balanço do mandato do executivo municipal liderado pelo socialista João Gouveia, Fernando Martinho considera que “a actual coligação Partido Socialista/Partido Comunista ficou muito aquém daquilo que o concelho precisava que se fizesse nestes quatro anos”. “Precisávamos ter apostado mais no turismo onde nada foi feito; no desenvolvimento económico onde o pouco que foi feito se esboroou com a crise para onde o Partido Socialista nos conduziu; na dinamização dos parques desportivos onde se investiram centenas de milhar de euros e que na sua maioria estão a criar musgo; no saneamento básico onde ainda há freguesias que não sabem o que é um colector; no urbanismo com a construção de um plano director municipal de nova geração que possa permitir uma perfeita comunhão entre população e território e que contribua para a fixação dos mais jovens no concelho; na elaboração de planos de pormenor que possibilitem o desenvolvimento estruturado e harmonioso dos principais núcleos urbanos; numa rede de transportes públicos que não esteja só condicionada à população escolar e permita um acesso facilitado aos serviços públicos pelos mais necessitados; espaços de inovação e fomento do empreendedorismo que possam alavancar o concelho rumo a um futuro próspero com gente feliz e um crescimento da população que nos possa reafirmar no contexto regional”.
.
In Notícias do Centro

12ºMercado Solidário na Granja do Ulmeiro

. domingo, 5 de abril de 2009
0 comentários

Exmas/os Sras/es,

A AJPaz vai realizar no próximo dia 4 de Abril o 12ºMercado Solidário na Granja do Ulmeiro.

Os Mercados solidários têm vindo a tornar-se uma constante nas comunidades do Concelho de Soure especialmente na Freguesia da Granja do Ulmeiro. No ano de 2009 esperamos poder vir a desenvolver esta estratégia noutras freguesias, tal como já efectuado em Samuel e em Soure como sendo uma forma de combate à crise e luta contra a pobreza e exclusão social. Na verdade este espaço de troca de produtos, bens e serviços, recorrendo à moeda local – Granjas, prevê-se que seja simultaneamente um espaço de troca de saberes, experiências e partilha de conhecimentos de forma solidária.

Em anexo enviamos o folheto e o cartaz de divulgação contendo todas as informações necessárias e o programa desta iniciativa.
.
Esperemos poder contar com a vossa presença.
.
Com os melhores cumprimentos,
Pela AJPaz,
.
Joana Pombo