Qualidade de vida

. quinta-feira, 8 de janeiro de 2009
  • Agregar a Technorati
  • Agregar a Del.icio.us
  • Agregar a DiggIt!
  • Agregar a Yahoo!
  • Agregar a Google
  • Agregar a Meneame
  • Agregar a Furl
  • Agregar a Reddit
  • Agregar a Magnolia
  • Agregar a Blinklist
  • Agregar a Blogmarks

Castanheira de Pera lidera o ranking dos municípios do Norte do distrito de Leiria com melhor qualidade de vida, segundo um estudo da Universidade da Beira Interior. Pedrógão Grande está em último.

Um estudo sobre a qualidade de vida nos municípios portugueses revela que Castanheira de Pera lidera o ranking no Norte do distrito de Leiria, seguindo-se Pombal e Ansião. Alvaiázere, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande situam-se nas últimas posições. O estudo, refere-se a 2007 e foi desenvolvido pelo Observatório para o Desenvolvimento Económico e Social da Universidade da Beira Interior.
.
De acordo com os seus autores, José Pires Manso e Nuno Miguel Simões, com o trabalho “se pretende alcançar uma medida única que permita dar-nos a posição relativa no ranking do bem-estar dos municípios portugueses de um dado concelho em particular, medida essa que deve ter na devida conta as centenas de variáveis que influenciam o bem-estar, desde variáveis quantitativas como o PIB ou o consumo até variáveis qualitativas como a disponibilidade de bens culturais e outros de difícil medição”.
.
Ainda, segundo aqueles catedráticos, o estudo da Qualidade de Vida “deve ser cada vez mais um instrumento que permita idealizar políticas e delinear acções que promovam o aumento dessa mesma qualidade de vida nas populações”. “Para tal, é necessário que esses estudos acompanhem a evolução quer das necessidades das pessoas quer do conjunto de componentes que envolvem o dia-a-dia de uma população”, acrescentam.
.
Na opinião de Pires Manso e Nuno Simões, “dimensões como as condições materiais, aspectos culturais, aspectos psicológicos, aspectos ambientais, entre outros, devem ser tidas em linha de conta na hora de se medir a qualidade de vida” e adiantam que “a economia e as ciências humanas têm avançado na investigação sobre este tema procurando abranger, através de diferentes abordagens, o maior número de dimensões da qualidade de vida e, os seus desenvolvimentos teóricos e práticos devem ser tidos em conta quando se procuram elaborar políticas públicas com vista a aumentar a qualidade de vida das populações”.
.
No ranking elaborado pelo estudo, e relativamente aos concelhos do Norte do distrito de Leiria, Castanheira de Pera surge na 74ª posição, seguindo de Pombal (127ª) e Ansião (144ª). Já Alvaiázere surge em 198º logo seguido por Figueiró dos Vinhos (199º). O município de Pedrógão Grande surge em 220ª posição.
.
No que diz respeito ao Sul do distrito de Coimbra, Figueira da Foz surge em 42º lugar, Penela em 149º e Soure na 180ª posição.
.
In Notícias do Centro

0 comentários: