GASTRONOMIA SOURE 09

. sexta-feira, 26 de junho de 2009
0 comentários



"A festa, garante o vice-presidente da Câmara Municipal de Soure, é feita «à volta dos melhores paladares, da melhor cozinha do nosso concelho». Por isso, no Soure 09 – Artesanato, Gastronomia e Cultura, há, acima de tudo, uma grande variedade a nível gastronómico. Como é hábito, as juntas de freguesia do concelho voltam a marcar presença (são, de resto, as grande parceiras nesta organização da Câmara de Soure) e apresentam o que de melhor cada uma tem para oferecer. Sejam as enguias de Vila Nova de Anços, o javali de Tapéus, a chanfana de Brunhós ou o leitão de Vinha da Rainha. Tudo pratos que, recorda o presidente da autarquia, «têm a ver com a história» de cada uma das freguesias, para saborear nos fins-de-semana de 27 e 28 de Junho e 4 e 5 de Julho, no Parque da Várzea.

Os objectivos são os de sempre: «promover momentos de encontro festivo entre os munícipes e, para os que criaram o hábito de nos visitar, é a afirmação saudável da realidade concelhia», explicou o presidente da autarquia, João Gouveia, ontem, durante a sessão de apresentação do certame. Mais, destacou ainda o autarca, é um evento que tem permitido uma «parceria muito eficaz» com todas as juntas de freguesia do concelho, no fundo as grandes dinamizadoras, já que são elas as responsáveis pelas tasquinhas. Uma parceria, reafirmou, «afectiva, capaz, exigente e inovadora».

O vice-presidente, Santos Mota, destacou, por seu lado, a «motivação» com que todos encaram a realização de mais um Soure – Artesanato, Gastronomia e Cultura. «Mais uma vez irão estar as 12 freguesias, com pessoas motivadas e empenhadas em apresentar os melhores e mais tradicionais sabores da sua freguesia», explicou Santos Mota. Por outro lado, destacou, há ainda uma grande preocupação de «rigor e qualidade», salvaguardando «todos os requisitos em higiene e segurança alimentar». João Gouveia diz, de resto a este respeito, que uma visita da ASAE será bem-vinda, até porque «o à-vontade é total»... " In Diário de Coimbra


APAREÇA EM SOURE !!!

A FAMÍLIA SOURENSE NÃO PODE FALTAR À REUNIÃO NO PARQUE DA VÁRZEA!

Apresenta-se o melhor da gastronomia de Soure

. quinta-feira, 25 de junho de 2009
0 comentários

A festa, garante o vice-presidente da Câmara Municipal de Soure, é feita «à volta dos melhores paladares, da melhor cozinha do nosso concelho». Por isso, no Soure 09 – Artesanato, Gastronomia e Cultura, há, acima de tudo, uma grande variedade a nível gastronómico. Como é hábito, as juntas de freguesia do concelho voltam a marcar presença (são, de resto, as grande parceiras nesta organização da Câmara de Soure) e apresentam o que de melhor cada uma tem para oferecer. Sejam as enguias de Vila Nova de Anços, o javali de Tapéus, a chanfana de Brunhós ou o leitão de Vinha da Rainha. Tudo pratos que, recorda o presidente da autarquia, «têm a ver com a história» de cada uma das freguesias, para saborear nos fins-de-semana de 27 e 28 de Junho e 4 e 5 de Julho, no Parque da Várzea.

Os objectivos são os de sempre: «promover momentos de encontro festivo entre os munícipes e, para os que criaram o hábito de nos visitar, é a afirmação saudável da realidade concelhia», explicou o presidente da autarquia, João Gouveia, ontem, durante a sessão de apresentação do certame. Mais, destacou ainda o autarca, é um evento que tem permitido uma «parceria muito eficaz» com todas as juntas de freguesia do concelho, no fundo as grandes dinamizadoras, já que são elas as responsáveis pelas tasquinhas. Uma parceria, reafirmou, «afectiva, capaz, exigente e inovadora».

O vice-presidente, Santos Mota, destacou, por seu lado, a «motivação» com que todos encaram a realização de mais um Soure – Artesanato, Gastronomia e Cultura. «Mais uma vez irão estar as 12 freguesias, com pessoas motivadas e empenhadas em apresentar os melhores e mais tradicionais sabores da sua freguesia», explicou Santos Mota. Por outro lado, destacou, há ainda uma grande preocupação de «rigor e qualidade», salvaguardando «todos os requisitos em higiene e segurança alimentar». João Gouveia diz, de resto a este respeito, que uma visita da ASAE será bem-vinda, até porque «o à-vontade é total».

Ingredientes reunidos
No Parque da Várzea estarão instaladas as 12 freguesias, que apresentarão mais de meia centena de pratos diferentes, desde as sopas, ao prato principal, passando pelas sobremesas. «Queijo do Rabaçal com pão-de-ló de Soure é uma sobremesa divinal», exemplificou Santos Mota. Há também artesãos, «pessoas simples, mas motivadas e orgulhosamente a participar», estando a animação assegurada através da actuação dos grupos concelhios.

Prevista está também a realização de três workshops, no auditório da Biblioteca Municipal de Soure. O primeiro, às 16h00 do dia 27, é dedicado aos “Saberes e sabores do queijo do Rabaçal” e a sua dinamização estará a cargo de Cláudia Henriques, técnica da Terras de Sicó. A 4 de Julho, às 10h00, realiza-se o workshop “A cultura do vinho no contexto actual”, com os engenheiros agrícolas César Régio de Almeida e Maria Helena Marques, e o engenheiro agrónomo José Marques Santos. Também neste dia, mas às 15h00, realiza-se o workshop “Aromas e paladares do vinho”, com Carlos Graça, presidente da Associação de Viticultores de Terras de Sicó, Manuel Miranda, presidente da Associação de Escanções de Portugal, e Santos Mota, director da revista “O Escanção”.

E desta forma «estão todos os ingredientes na mesa para que o certame seja um êxito», considera o vice-presidente, confiante que os números atingidos na edição anterior – mais de nove mil refeições servidas, a que se somam os visitantes que assistiram apenas aos espectáculos – vão ser atingidos, superados até.

Freguesias repartidas
pelos dois fins-de-semana
27 e 28 de Junho
Gastronomia das freguesias de Brunhós, Degracias, Samuel, Soure, Tapéus e Vinha da Rainha.

4 e 5 de Julho
Gastronomia das freguesias de Alfarelos, Figueiró do Campo, Gesteira, Granja do Ulmeiro, Pombalinho e Vila Nova de Anços.

In Diário de Coimbra

SEGUNDA IDOSA MORRE NO MESMO POÇO

. quarta-feira, 24 de junho de 2009
0 comentários

Os Bombeiros de Soure retiraram ontem, pela segunda vez no espaço de cerca de uma semana e meia, uma mulher morta no mesmo poço, em Vila Nova de Anços, no concelho de Soure.

Quando os Bombeiros chegaram ou local já seria encontrada sem vida.

No exterior, o único vestígio da sua presença naquele local, junto ou poço, eram uns chinelos, que poderão indiciar que se terá atirado a água.

A vítima em questão tinha a idade de 69 anos e residia naquela localidade.

No dia 10 de Junho foi retirado do mesmo poço uma senhora com a idade de 80 anos da mesma localidade.

Ambas foram transportadas nos dias mencionados para o Gabinete de Medicina Legal da Figueira da Foz.

In Jornal Diário de Coimbra de 23 de Junho

Incêndios ocupam bombeiros desde a madrugada

. segunda-feira, 22 de junho de 2009
0 comentários

Os incêndios que deflagraram, ontem, na zona Centro, não deram descanso aos bombeiros.

O primeiro surgiu logo de madrugada, eram 6.00 horas, e consumiu cerca de 100 metros quadrados de pinhal e eucaliptal, no lugar de Tola, em S. Miguel, freguesia de Penela. O combate às chamas, de origem desconhecida, durou duas horas, disse, ao JN, uma fonte da corporação local.

O incêndio de Penela envolveu sete elementos, com duas viaturas. Mas aquele que deflagrou, perto das 15 horas, num eucaliptal de Quinta do Seminário, lugar de Vinha da Rainha, no concelho de Soure, obrigou a uma mobilização de meios bem superior: 37 bombeiros voluntários de Soure, Montemor-o-Velho, Pombal e Figueira da Foz, apoiados por mais de uma dezena de viaturas, incluindo dois meios aéreos, oriundos de Pombal e Cernache (Coimbra). Entrou em fase de rescaldo pouco depois das 16.30, informou fonte da corporação local.

Enquanto o incêndio de Soure era controlado, começava outro, numa área de eucaliptos e mato, no lugar de Lendiosa, em Casal Comba, freguesia da Mealhada. O alarme soou cinco minutos antes das 16.00 horas. Foi circunscrito por 30 bombeiros da Mealhada e de Pampilhosa do Botão, auxiliados por sete viaturas, segundo fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Aveiro. As causas são desconhecidas.

In Jornal de Notícias
by CARINA FONSECA

Termas da Amieira

. domingo, 21 de junho de 2009
2 comentários

"Na última publicação do Jornal "O POPULAR DE SOURE" do passado dia 12 de Junho de 2009, trazia um artigo do qual lhe dei um realce de muito interessante para todos nós Sourense e não só.

"O RELANÇAMENTO DAS TERMAS DE AMIEIRA"

As termas poderão ser num futuro próximo, finalmente recuperadas e eventualmente poder voltar a ser um espaço muito frequentado, como já foi em tempos.
Num investimento que ira rondar os 60 mil euros.

A estimativa macro do investimento global, considerando o perfil, com vista a determinar um valor base de experiência, estimativa da area global, considerando as principais areas necessarias, tipo de assistencia, de bem - estar, dos serviços de suporte e apoio.

O prazo de execução maximo deste trabalho e de 12 semanas incluindo sábados, domingos e feriados.

Será que desta vez que a Câmara de Soure, conjuntamente com a Junta de Freguesia de Vinha da Rainha, vão finalmente colocar as termas da Amieira a funcionar.

Esta é uma das muitas perguntas que todos os Sourenses desejam saber do seu Presidente a resposta???????? "


In Templários de Soure

Mercado Solidário

.
0 comentários

Quanto vale uma galinha poedeira? Uma limpeza de pele, a medição da tensão arterial e tecido para uma saia. É assim no mercado solidário da Granja do Ulmeiro, uma aldeia vizinha de Soure, onde, em vez dos euros, os aldeãos trocam granjas, a moeda comunitária de papel colorido.

Dois quilos de batatas. Um molho de alhos. Um saco de milho de freira. "Tenho aqui muita coisa", exibe o senhor António, o único homem entre 40 mulheres. "Ora muito boa tarde!". Casaco roxo, calça branca, sapato roxo. É dona Piombina quem se faz anunciar. Traz uma abóbora debaixo do braço.

Chega agora Emília. Vem com um grande pano debruado a croché. "Sra. Emília, não vai haver granjas no mercado para pagar isto", brinca Andreia, a moça que coloca os rótulos nos artigos. Sábado à tarde. O relógio marca três horas. O mercado solidário está prestes a começar.


In Jornal de Negócios Online


Esquartejou e congelou corpo da mãe

.
0 comentários

Asfixiou a mãe com uma almofada, cortou-lhe o corpo com uma serra e congelou-o durante quase dez meses na arca frigorífica da casa onde os dois viviam, em Albergaria dos Doze, Pombal. Divergências familiares são o único motivo apontado para o comportamento de Abel Ribeiro, de 35 anos, já detido pela PJ de Coimbra.

Depois de ter estado emigrado em França e na Holanda, Abel regressou a Albergaria dos Doze há cerca de um ano e meio, tendo ido viver com a mãe, Maria Dias Leal, de 55 anos. Os desentendimentos entre os dois eram "constantes", segundo vizinhos, mas não foi no calor de mais uma discussão que Maria Leal foi assassinada. Abel Ribeiro terá planeado o crime. E concretizou-o numa manhã de Agosto de 2008, apesar de não conseguir agora apontar a data.

Logo pela manhã, pôs vários comprimidos para dormir numa bebida da mãe e passado algum tempo asfixiou-a usando uma almofada. A PJ está convicta de que terá ainda desferido várias pancadas na cabeça da vítima, mas só quando o corpo estiver completamente descongelado poderão ser analisadas as marcas na autópsia.

O autor do homicídio cortou depois o corpo da mãe pela zona das pernas, tendo utilizado uma serra, para conseguir colocá-lo em partes dentro da arca frigorífica. De seguida desfez-se de todos os objectos utilizados: deixou-os numa mata a dois quilómetros de casa, onde a PJ fez ontem buscas.

Sempre que alguém lhe perguntava pela mãe, respondia que estava "em França com o namorado". A chegada de familiares, há uma semana, desencadeou toda a investigação. O cadáver de Maria Dias Leal foi descoberto pela GNR na noite de terça-feira.

"DIZIA QUE ELA ESTAVA COM O NAMORADO"

Celeste Silva, amiga da vítima, tinha combinado ir com Maria Dias Leal à feira de São Mateus, a Soure, em Setembro do ano passado. Estranhou a ausência, mas acreditou na versão de Abel: "Dizia que ela estava em França com o namorado." O ex-marido de Maria Leal nunca acreditou na história, mas só há uma semana, com a chegada de familiares que a procuravam para falar sobre uma herança, "começaram a juntar tudo" e concluíram que "algo de estranho se passava". Celeste sabe agora que as queixas da vizinha faziam sentido. "Ela dizia que o filho era capaz de tudo."

PORMENORES

VÍTIMA ERA TAXISTA

Maria Dias Leal era taxista, mas desde que se separou, há cerca de cinco anos, terá deixado esta actividade.

DESEMPREGADO

O homicida confesso encontrava-se actualmente desempregado, mas trabalhou na construção civil. Esteve emigrado em França e na Holanda.

FILHA MENOR

Abel Ribeiro tem uma filha menor, fruto do seu casamento com uma mulher francesa. Segundo familiares, a criança encontra-se a viver com a mãe em França.

NOTAS

FILHO: INTERNADO EM FRANÇA

Abel Ribeiro afirmou às autoridades que esteve internado num hospital psiquiátrico em França, onde foi emigrante. As autoridades não têm a indicação de ter antecedentes criminais.

TRIBUNAL: PRESENTE HOJE A JUIZ

O homicida vai ser presente hoje à tarde ao juiz do Tribunal de Pombal, a fim de ser submetido a primeiro interrogatório judicial. O ‘CM’ apurou que assumiu o crime quando foi detido.

BENS: VENDIDOS NA ALDEIA

Vizinhos do homicida e da sua mãe estranharam quando o encontraram no largo da aldeia a vender a máquina de costura, uma panela de pressão, garrafas de gás e o órgão da mãe.

"AGRESSOR NÃO SENTE CULPA" (Vítor Amorim Rodrigues, Psiquiatra)

Correio da Manhã – O que pode motivar um crime destes?

– Os contornos desta história mostram que o agressor deverá sofrer de uma patologia grave da personalidade. É incapaz de ter sentimentos de culpa. São frequentes, nestes casos, ataques a familiares, vistos pelo psicopata como meros empecilhos.

– Há tratamentos médicos eficazes para estes casos?

– A experiência tem mostrado que, na idade adulta, quando a personalidade está cristalizada, é muito difícil haver resultados. Importa detectar os sinais da patologia que se manifestam desde a infância e agir o quanto antes.

FILHO CORTOU-LHE A CABEÇA

Dez dias depois de ter chegado à aldeia de Almaceda, Castelo Branco, João do Canto, 42 anos, chamou a PSP. Contou que tinha assassinado a mãe. Lucinda, 68 anos, foi morta à marretada, em casa, na Amadora, a 30 de Setembro de 2008. O filho cortou-lhe a cabeça e guardou-a no congelador. Levou o resto do corpo para o seu apartamento de Sintra e cobriu-o de espuma. A seguir partiu para Almaceda. Aguarda julgamento no Hospital-prisão de Caxias.

Paula Gonçalves / J.C.M.

Terras de Sicó agiliza apoio aos empresários

.
0 comentários

O IAPMEI (Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação), a Terras de Sicó – Associação de Desenvolvimento e a Agência DNA Cascais assinaram ontem um protocolo de colaboração com vista à implementação de um “Ecosistema Empreendedor”, abrangendo os municípios que integram a Terras de Sicó. Trata-se de um projecto que visa apoiar a criação de empresas e o espírito empreendedor.

O “Ecosistema Empreendedor” será concretizado com recurso a instrumentos do programa FINICIA, um mecanismo de apoio ao financiamento de novas empresas com recurso a financiamento bancário, garantia mútua e capital de risco. Para o presidente do IAPMEI, Luís Costa, esta iniciativa de associação entre entidades é um exemplo daquilo que o IAPMEI quer promover no âmbito do FINICIA. Ou seja, afirmou durante a cerimónia de assinatura do protocolo, «a inclusão de grupos de actores regionais e locais, como as associações de desenvolvimento local e as autarquias, no processo de apoio ao empreendedorismo». «Estas são as entidades que estão mais próximas dos empreendedores e que melhor os podem apoiar no terreno e o facto de se juntarem para o fazer acrescenta valor e eficácia à sua intervenção», afirmou ainda Luís Costa.

O “Ecossiostema Empreendedor” é um projecto lançado pela Agência DNA Cascais, criada pela Câmara Municipal de Cascais, com o objectivo de apoiar a criação de empresas e o espírito empreendedor, composto por escolas empreendedoras, concurso de ideias de negócio aberto à população, empreendedorismo social, ninhos de empresas, clínicas empresariais, Business Angels, apoio ao investimento e soluções de financiamento e capital de risco.

Em Cascais o projecto teve um grande êxito e o presidente da Terras de Sicó considera mesmo que este é «um modelo vencedor e com provas dadas». «A assinatura deste protocolo com o IAPMEI e a DNA Cascais é o primeiro passo para dotar a região de instrumentos e mecanismos de apoio aos empreendedores, que passam a usufruir do programa FINICIA», considerou Paulo Júlio.

Carlos Carreiras, presidente da DNA e vice-presidente da Câmara de Cascais, considerou, por sua vez, que a assinatura do protocolo é o reconhecimento da «utilidade e da eficácia do modelo do “Ecossistema Empreendedor”criado pela DNA, a ponto de justificar a sua réplica noutros municípios do país, potenciando a criação de novas empresas».

Os concelhos abrangidos - Alvaiázere, Ansião, Condeixa-a--Nova, Penela, Pombal e Soure – vão beneficiar da transferência de “know-how”por parte da DNA e da aplicação do programa FINICIA. O protocolo prevê ainda a possibilidade de, no futuro, o Ecossistema Empreendedor da Terras de Sicó vir a pertencer à rede DNA.

In Diário de Coimbra

INICIATIVAS EM SOURE

. quarta-feira, 10 de junho de 2009
0 comentários

SÁBADOS NA BIBLIOTECA

Dias 06, 20, 27 de Junho, 15h30m
A Câmara Municipal de Soure tem vindo a implementar um Programa Integrado de Promoção da Leitura, através da dinamização de múltiplas acções que têm sempre como ponto de partida o Livro e a sedução para o Prazer de Ler.

A Biblioteca Municipal passou a estar aberta aos Sábados, das 13h00 às 19h00, oferecendo novas possibilidades de fruição deste equipamento ainda a mais Munícipes.

No mês de ABRIL, convidam-se os pais a partilhar a LEITURA com os seus filhos e a participar com eles nas seguintes acções:

HORA DO CONTO – MANTA COM HISTÓRIAS

6 de Junho – MARLOW, L - Carlota Barbosa, a bruxa medrosa.Lisboa: Dinalivro, 2005

20 de Junho - HERAS, Chena - Avós. Lisboa: KalandraKa, 2003

27 de Junho - MCKEE - Elmer e o avô Eldo. Lisboa: Caminho, 2002


SESSÕES DE HISTÓRIAS PARA PAIS E FILHOS

13 de Junho – “Grandes Histórias... em livros pequenos”

. . . Sempre às 15h30m!

Não falte!

Ofereça este tempo ao seu filho!

________________________________________________________________________________


ARTE EM PONTO DE CONTAR

Diariamente... na Biblioteca Municipal
No âmbito do Programa Integrado de Promoção da Leitura, decorre diariamente na Biblioteca Municipal a Acção “ARTE EM PONTO DE CONTAR"

Participam nesta Acção as crianças da Educação Pré-Escolar e os alunos do 1º CEB do Concelho de Soure.

Em cada sessão, os alunos, educadores e professores são convidados a descobrir e a valorizar a Arte e o trabalho dos Artistas.

Esta acção complementa o trabalho realizado nas escolas, designadamente, nos Jardins de Infância, cujas crianças têm sido estimuladas para as diferentes linguagens artísticas na Pintura, bem como para as diferentes formas de "olhar".

Naturalmente, como em todas as sessões no âmbito deste Programa, há sempre uma História para contar a todos os participantes.

O LIVRO como fonte de descoberta, de prazer, de alegria, é sempre o grande protagonista!


________________________________________________________________________________


ARTESANATO, GASTRONOMIA E CULTURA

Este certame, organizado pela Câmara Municipal de Soure, em estreita parceria com as doze Freguesias do Concelho, realiza-se em dois fins-de-semana,habitualmente, o último de Junho e o primeiro de Julho, no Parque da Várzea, em Soure, um espaço privilegiado pela sua beleza natural.

O “prato forte” é, naturalmente, a gastronomia diversificada das doze Freguesias, complementada pelos trabalhos apresentados pelos artesãos concelhios e pela riqueza cultural dos Grupos de Folclore, Filarmónicas e Grupos Musicais que mantêm intensa actividade nas doze Freguesias do Concelho.

Café assaltado na Granja do Ulmeiro

. segunda-feira, 8 de junho de 2009
0 comentários

A operação era de combate à criminalidade e de prevenção da sinistralidade em geral, mas os militares do destacamento da GNR de Montemor acabaram por deixar a estrada para se deslocarem a Granja do Ulmeiro, no concelho de Soure, onde um estabelecimento comercial estava a ser assaltado. Aconteceu na noite de sábado para domingo e os presumíveis assaltantes foram identificados, depois da viatura, furtada, em que seguiam ter sido localizada em Coimbra.

Segundo fonte do destacamento da GNR, o assalto ocorreu durante a madrugada e os assaltantes, dois, talvez três, entraram no café localizado em Granja do Ulmeiro, através do arrombamento da porta, com recurso a um pé de cabra. O alarme soou, pelo que os assaltantes terão sido obrigados a sair rapidamente do estabelecimento e porem-se em fuga. Não sem antes levarem a caixa registadora e uma pequena verba proveniente do euromilhões.

A viatura, um Fiat Uno que, segundo a mesma fonte, tinha sido dado como furtado há alguns dias, foi identificada por populares, o que permitiu ao Pelotão de Intervenção, que participava também na acção de fiscalização, a sua localização e apreensão no Bairro do Ingote, em Coimbra, e a identificação de dois assaltantes. Segundo a GNR de Montemor, os indivíduos encontravam-se no exterior do carro e, apesar de terem consigo algum di-nheiro, não foi possível a sua detenção, visto não terem sido apanhados em flagrante delito. A viatura vai agora ser sujeita a inspecção judiciária, que poderá confirmar alguns indícios que permitam a detenção dos dois assaltantes, podendo, segundo a GNR, haver um terceiro elemento envolvido não identificado.

Antes, porém, os elementos do destacamento da GNR de Montemor, 15 ao todo, com a colaboração do recém-criado Pelotão de Intervenção e da Secção Cinotécnica, ambas forças do Destacamento de Intervenção de Coimbra, procediam a uma operação de combate à criminalidade em geral no concelho de Montemor-o-Velho, com particular incidência na zona de Arazede, que permitiu a detecção de três pessoas a conduzir sob o efeito do álcool – dois homens e uma mulher. Um dos homens foi detido na localidade de Bunhosa por ter uma taxa de álcool de 1,77. Foi ainda detido, também na Bunhosa, um indivíduo por conduzir um ciclomotor sem habilitação legal. As detenções ocorreram entre as 4h00 e as 5h00.

In Diário de Coimbra

EUROPEIAS 2009 - SOURE

.
0 comentários

Como é do conhecimento de todos os nossos visitantes, temos um local própria para a discussão de política de forma séria.

Esse local tem um regulamento, que diz o seguinte:





Regulamento do "Política Correcta"
.
Bem-vindo à secção "Política Correcta"!
.
Aqui existem temas sérios para pessoas sérias.
.
Queremos que este seja um espaço de liberdade responsável.
.
Para melhor utilização deste serviço, por favor respeite o nosso código de conduta:
.
Este espaço destina-se a debater todos os assuntos relacionados com a política. Trata-se de um espaço de livre opinião da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelos comentários inseridos.
A"Política Correcta" é exclusiva para utilizadores registados.
.
AS MENSAGENS SÃO PARA UTILIZADORES REGISTADOS E DEVEM SER DEVIDAMENTE IDENTIFICADAS COM O NOME DO AUTOR E A SUA LOCALIDADE.
  1. Esta secção é um espaço de debate onde deverá prevalecer sempre a cordialidade e o respeito. Toda a crítica é permitida e bem-vinda, mas nunca serão toleradas ofensas ou quaisquer comentários que desrespeitem ou critiquem a escolha partidária individual.
  2. Todas as opiniões são da exclusiva responsabilidade de quem as expressa.
  3. Não é permitido a propaganda ou conteúdos para fins comerciais, spams, calúnias, difamação, injúria ou violação das leis ordinárias ou da Constituição Portuguesa, e ou, divulgar pornografia e obscenidades.
  4. Não é permitido assumir a identidade de terceiros.
  5. O Administrador reserva-lhe o direito de publicar ou não, parcial ou totalmente, as mensagens.
  6. O Administrador/Moderador do "Política Correcta" reserva-se ao direito de eliminar deste espaço mensagens e utilizadores que utilizem linguagem imprópria, violem a lei ou em qualquer ponto desvirtuem a razão de ser e as regras de utilização deste espaço.
  7. A leitura ou participação nesta secção pressupõe que leu as presentes regras aceitando as recomendações de utilização nelas expressas.

OBJECTIVO:

Futuramente gostaríamos ver aqui colocadas as ideias das várias cores políticas e os projectos que têm para o nosso concelho.

O Blogue ficará à espera de receber as ideias via sourenses@aeiou.pt de acordo com o partido ou encontrar via World Wide Web uma fonte de ideias dos representantes dos partidos do nosso concelho.

Queremos que haja, de uma forma respeitável, uma ligação povo sourense/políticos sourenses.

PODE VERIFICAR E COMENTAR OS RESULTADOS DAS EUROPEIAS 2009 EM SOURE EM:

Entrevista

. quinta-feira, 4 de junho de 2009
0 comentários

"Foi publicado no passado dia 17 de Maio de 2009, no blogue Vila de Soure, uma entrevista dada pelo Sr. Director do Jornal Preto no Branco, Sr. Gil Alves, publicado neste concelho de Soure, mais concretamente na povoação da Gesteira onde e elaborado, por diversos colaboradores, que mensalmente o fazem e colocam na banca para distribuição gratuita.
Numa das suas respostas, referiu que se encontrava muito satisfeito com o jornalismo praticado neste concelho, tendo-se referido ou seu jornal e assim como o Popular de Soure, jornal e rádio, que os mesmos tem contribuindo para o desenvolvimento deste concelho.
Já a certa altura da sua entrevista se refere a seguinte pergunta: -
Considera que a profissão de jornalista é incómoda, principalmente para os políticos?
“Em altura de eleições, é muito complicado agradar a todos. Na política como no futebol, uns são do Porto, outros do Benfica, outros do Sporting… acho que respondi à sua pergunta, há que tentar ser isento. O Preto no Branco deve ter assinantes do PSD, do PS, da CDU, do CDS… sinceramente, não sei, e nunca quisemos saber a cor partidária ou clubista de cada um. Procuramos, agradar a todos, e isto só se consegue com uma palavra: isenção!”
Com esta entrevista dada pelo Sr. Gil Alves, Director do Jornal Preto no Branco, nos mostrou que este jornal se encontra num bom caminho e com a responsabilidade de ser um órgão sem vaidade, pois se dignou a colaborar com o blogue Vila de Soure, tendo respondido na hora ou pedido solicitado por aquele bloguista, não se podendo afirmar o mesmo do Popular de Soure que ate a este momento ainda não se dignou a responder.
Desde já o blogue OS TEMPLARIOS DE SOURE, deseja a todos uma óptima saúde para que o Preto no Branco não acabe como aconteceu com alguns periódicos que já surgiram neste concelho e que passado algum tempo morreram sem êxitos.

Créditos do blogue:Viladesoure."

In www.ostemplariosdesoure.blogspot.com

Pombal, Ansião e Soure registaram excesso de ozono

. segunda-feira, 1 de junho de 2009
0 comentários


A Comissão de Coordenação e de Desenvolvimento Regional do Centro informa que vários concelhos do Centro Litoral registaram concentrações de ozono acima dos 180 mg/m3 de ar.

Ansião, Pombal e Soure foram alguns dos concelhos da zona Centro Litoral que registaram ontem, domingo (31 de Maio) concentrações de ozono acima de 180 microgramas por metro cúbico de ar (mg/m3), segundo informou a Comissão de Coordenação e de Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR-Centro).

Nos concelhos de Águeda, Anadia, Ansião, Batalha, Cantanhede, Coimbra (excepto as freguesias de Almedina, Santa Cruz, São Bartolomeu, Sé Nova, Eiras, Santa Clara, Santo António dos Olivais, São Martinho do Bispo) e Condeixa-a-Nova foram registados níveis de concentração de ozono superiores a 180 (mg/m3), definido como limiar de informação ao público para este poluente.

Uma situação também verificada nos concelhos de Leiria, Lousã, Marinha Grande, Mealhada, Mira, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Oliveira do Bairro, Penacova, Penela, Pombal, Porto de Mós, Sever do Vouga, Soure, Vagos, Vila Nova de Poiares, segundo um comunicado do CCDR-Centro, tutelado pelo Ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território e Desenvolvimento Regional.

A estação de medição de Ervedeira, no concelho de Leiria, registou uma média de 194 microgramas por metro cúbico das 15:00 às 16:00, de 195 entre as 16:00 e as 17:00, de 186 entre as 17:00 e 18:00, e de 196 das 19:00 às 20:00, refere o mesmo documento.

As concentrações de ozono acima de 180 microgramas por metro cúbico de ar obrigam a uma informação ao público, já que a partir daquele limite pode provocar efeitos na saúde (mesmo em caso de exposição de curta duração), especialmente nos grupos mais sensíveis, lembra a Comissão de Coordenação e de Desenvolvimento Regional do Centro.

In Notícias do Centro