Jackass nos Lousões
Nó de acesso à A1
In O Popular de Soure
Colheita de Sangue em Soure
Assembleia Geral do G.D.SOURENSE
Mais um jogador que se despede de Soure
Ricardo Queiróz no Sp.Pombal
in Destaque
Luís Mendes no Sp. Pombal
in o Derbie
Comissão Administrativa está a assegurar a gestão corrente do clube
APPACDM DE SOURE EM ALCOBAÇA
9ª MOSTRA MÚSICA MODERNA
SOURE 08
Durante dois fins-de-semana, as 12 freguesias de Soure vão mostrar a qualidade e diversidade
Trata-se da 14.ª edição de um evento que surgiu em 1994 e que cresceu sempre em vários aspectos, e que não se realizou no ano passado, porque, de acordo com o edil, João Gouveia, como «no concelho de Soure nada se faz ou pode ser feito apenas por fazer», «não havia condições para acreditarmos que continuávamos a melhorar uma iniciativa na qual temos o maior orgulho».
Numa edição que aspira suplantar os cerca de 20 mil visitantes de anos anteriores, especialmente com mais pessoas de fora do concelho, num investimento de cerca de 50 mil euros, foi escolhido o modelo já comprovado de dois fins-de-
-semana consecutivos, com a presença de seis freguesias em cada um.
Assim, os dois primeiros dias fazem-se representar as freguesias de Brunhós, Degracias, Figueiró do Campo, Samuel, Tapeus e Vila Nova de Anços, enquanto que na semana seguinte estarão presentes Alfarelos, Gesteira, Granja do Ulmeiro, Pombalinho, Soure e Vinha da Rainha.
Como disse ontem o vice-presidente da autarquia, na apresentação do certame, a organização é feita com cuidado e empenho, uma vez que «procuramos dar o nosso melhor, no sentido de dar às pessoas que nos visitam, momentos de grande prazer e satisfação».
Neste sentido, este ano, foi dada uma especial atenção às crianças que, ao invés de terem que se adaptar a um evento para adultos, terão à sua disposição o parque infantil e insufláveis instalados para o efeito. Trata-se de um pormenor que, segundo Santos Mota, é tão importante «como o saneamento, água quente e máquinas de lavar».
Também a segurança higieno-alimentar é um asunto que Soure tratou com grande empenho, inclusivamente com uma acção de formação para cozinheiras e ajudantes de cozinha, reforçando João Gouveia e Santos Mota que se trata de uma tema que, em Soure, já era motivo de elevado escrutínio, muito antes do nome da ASAE ser tão popular como é actualmente.
O presidente da autarquia recordou que, «neste tipo de certames, já há largos anos, que temos o cuidado de, previamente, avaliar essas condições», sublinhando que «a melhor forma de mobilizarmos e conquistarmos a mentalidade colectiva para a necessidade de se cumprirem os requisitos, é darmos o exemplo».
Se a gastronomia, com cerca de 50 pratos diferentes, é o pretexto para um evento de grandes dimensões, contando com a co-organização das diferentes juntas de freguesia, este certame tem o condão de mobilizar outras organizações, verificando-se a presença de 23 instituições culturais (à volta de 1.100 participantes), para além de artesãos e uma exposição de pintura, da autoria de Ana e Patrícia Neves.
NIC da GNR apreendeu mais de 600g de pólen de haxixe
A operação dos militares do Núcleo de Investigação de Crimes de Droga envolveu a realização de buscas domiciliárias a casa dos suspeitos, tendo resultado na apreensão de 663,2 gramas de pólen de haxixe. Em causa está uma quantidade de droga considerável, tendo em conta que se trata de um meio relativamente pequeno. Mais, prova, de acordo com fonte ligada à investigação, que «o fenómeno – tráfico de droga – está cada vez mais disseminado. Antes acontecia apenas em meios maiores, como era o caso de Coimbra, mas hoje já se trata de uma situação frequente em localidade de muito menor dimensão, como é o caso de Soure», adianta.
Para além da apreensão desta quantidade apreciável de pólen de haxixe – que poderá indiciar um “abastecimento” recente aos dois suspeitos de Soure – os militares da GNR apreenderam ainda uma viatura, usada pelos alegados traficantes, três telemóveis, bem como 225 euros em dinheiro, que se presume ser proveniente da actividade ilícita. Foram ainda apreendidos, nas respectivas residências, vários utensílios usados no “corte” e preparação da droga.
Os detidos, ambos com 28 anos de idade, residem na sede do concelho e são figuras amplamente conhecidas, a nível local, pela sua relação com o mundo dos estupefacientes. Segundo apurámos, desde há longa data que os dois homens se dedicam ao tráfico de estupefacientes.
Os detidos foram ontem presentes, ainda de manhã, no Tribunal de Soure, para primeiro interrogatório judicial. Por ordem do juiz encontram-se em liberdade, muito embora obrigados a apresentarem-se duas vezes por semana no posto da GNR de Soure. As investigações, a cargo da equipa do NIC de Coimbra especializada no combate à droga, prosseguem.
Detenção em Soure
Durante as buscas efectuadas às residências dos suspeitos foram apreendidos 663,2 gramas de pólen de haxixe, um automóvel, três telemóveis, €225,00 e diversos utensílios usados no corte do produto estupefaciente.
Os detidos, com 28 anos, foram presentes a tribunal hoje pelas 10:00 horas.
João Gouveia põe a mão na consciência
O presidente da Câmara Municipal de Soure reconhece que ter deixado o PSD e concorrido pelo PS, nas últimas eleições autárquicas, “pode ser considerada uma atitude eticamente não recomendável e que leva à descredibilização da política”.
Acidente bloqueou auto-estrada do Norte
In Diário de Coimbra
A1 cortada no sentido Norte/Sul em Soure
A auto-estrada A1 está cortada ao trânsito, no sentido Norte/Sul, ao quilómetro 168,5, próximo de Soure, devido a um acidente entre um camião e um veículo ligeiro, disse à Lusa fonte da Brigada de Trânsito.
A circulação está cortada desde as 11:35, próximo de Soure, e o acidente não provocou feridos, estando o camião a ocupar as três faixas de rodagem, segundo o Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Coimbra.
A circulação está a ser desviada no nó de Condeixa-a-Nova para a EN1/IC2, podendo os automobilistas regressar à A1 no nó de Pombal, disse a BT da Mealhada. O retomar da circulação está dependente da remoção do veículo pesado.
In Diário IOL
Colisão entre ligeiro e pesado
Criação de EIP e distribuição de kits às juntas são as novidades este ano no dispositivo
.
A iniciativa, do Governo Civil de Coimbra, em parceria com autarquias, GNR e Direcção Geral dos Recursos Florestais, tem vindo a permitir conhecer o plano distrital de defesa da floresta contra incêndios, bem como os planos operacionais municipais que deverão trabalhar de forma articulada.
.
«Com as boas práticas de uns ganhamos todos», afirmou o governador civil de Coimbra, ontem, durante a segunda sessão, que decorreu em Montemor-o-Velho e onde foram apresentados os planos da Figueira da Foz, Mira, Cantanhede, Soure e Montemor.
.
Henrique Fernandes destacou a importância da coordenação intermunicipal e da troca de informação entre os agentes da Protecção Civil e entidades com responsabilidades nesta área, conseguindo sinergias e potenciando meios.
.
Sobre os meios – materiais e humanos – continuam «sensivelmente os mesmos» relativamente ao ano de 2007, disse Henrique Fernandes, salvo algumas novidades, como a criação das Equipas de Intervenção Permanente (EIP) e a entrada em funcionamento dos kits de primeira intervenção que têm vindo a ser distribuídos às juntas de freguesia. E neste aspecto destacou a importância das «estruturas de proximidade» na prevenção e combate aos incêndios florestais.
.
«O maior envolvimento dos presidentes de Câmara e das câmaras municipais em todo o processo é decisivo», afirmou o responsável máximo pela Protecção Civil distrital.
.
A introdução das EIP no dispositivo de prevenção e combate aos incêndios florestais substitui as antigas equipas de intervenção e permite uma disponibilidade 24 horas por dia, durante todo o ano. É, pois, explicou, «um conjunto de gente que estará em permanência e pronta a intervir», e neste tipo de resposta, adiantou ainda o governador civil, o distrito de Coimbra posiciona-se na linha da frente. «Fomos o distrito que mais Equipas de Intervenção Permanente conseguiu formalizar, ao todo dez», adiantou.
.
E porque o trabalho deve ser feito «ao nível da base», há também cada vez mais juntas de freguesia a terem ao seu dispor kits de primeira intervenção, que são instalados numa viatura todo-o-terreno, e que estarão, em época de maior risco, aptos a entrar em acção. «É a primeira resposta de proximidade», frisou, adiantando que no distrito de Coimbra há já mais de 100 kits em funcionamento, um número «bastante significativo».
.
O alargamento do raio de acção dos meios aéreos é, por fim, outra das grandes novidades do dispositivo distrital. Os meios aéreos serão «os mesmos», disse o governador civil, mas o alargamento do seu raio de acção permite «cobrir integralmente a área do distrito», já que será feita uma articulação com os meios a sul, com Pombal, e a norte, em Águeda.
.
In Diário de Coimbra
FORÇA PORTUGAL !!!
O Blogue "Soure, o melhor e o pior..." é movido por uma vontade de apoiar a Selecção Portuguesa de Futebol ...
... e ao que parece ... Nuestros Hermanos também...
LIDL virá para Soure?
Segundo foi avançado em reunião da Câmara Municipal de Soure de 14 de Março de 2008, está previsto que até ao final do ano, outro grupo económico, inicie a sua actividade na Vila de Soure, mais especificamente ligado ao grupo E. Leclerc.
Mas, ao que o blogue "Soure, o melhor e o pior..." tem vindo a apurar, a Vila de Soure poderá não ficar pelo novo investimento do Grupo E.LECLERC como foi anunciado em Reunião Camarária.
É de relembrar que nos últimos tempos foram feitos grandes e novos investimentos pelas empresas INTERMARCHÉ e PINGO DOCE na Vila de Soure.
PARTICIPE NO BLOGUE "Política Correcta"
- Esta secção é um espaço de debate onde deverá prevalecer sempre a cordialidade e o respeito. Toda a crítica é permitida e bem-vinda, mas nunca serão toleradas ofensas ou quaisquer comentários que desrespeitem ou critiquem a escolha partidária individual.
- Todas as opiniões são da exclusiva responsabilidade de quem as expressa.
- Não é permitido a propaganda ou conteúdos para fins comerciais, spams, calúnias, difamação, injúria ou violação das leis ordinárias ou da Constituição Portuguesa, e ou, divulgar pornografia e obscenidades.
- Não é permitido assumir a identidade de terceiros.
- O Administrador reserva-lhe o direito de publicar ou não, parcial ou totalmente, as mensagens.
- O Administrador/Moderador do "Política Correcta" reserva-se ao direito de eliminar deste espaço mensagens e utilizadores que utilizem linguagem imprópria, violem a lei ou em qualquer ponto desvirtuem a razão de ser e as regras de utilização deste espaço.
- A leitura ou participação nesta secção pressupõe que leu as presentes regras aceitando as recomendações de utilização nelas expressas.
Verifique a secção: Política Correcta
Poderá ver também o link no blogue "Soure, o melhor e o pior - HOMEPAGE"
EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA
Gil Soares poderá estar de regresso à presidência do Sourense
Sousa Domingues demitiu-se da presidência do Sourense
Tal como na última edição divulgámos, numa notícia de última hora, a Direcção do Grupo Desportivo Sourense pediu a demissão no dia 12 de maio, resumindo-se os motivos desta tomada de decisão, basicamente, a necessidade de gerar "paz social e institucional na defesa intransigente dos interesses do clube".
Com Sousa Domingues, e alegando os mesmos motivos nas respectivas cartas de demissão, acrescentando apenas que estavam solidários com o presidente, saíram Carlos Regala (vice-presidente); Vítor Salema (1º secretário) e José Manuel Nascimento (vogal). Desde a data de demissão da Direcção, e numa situação extremamente difícil, a gestão mínima do clube tem estado a ser feita pelos elementos da Assembleia Geral, cujo o presidente é Manuel Roxo, que solicitou a colaboração de alguns associados, designadamente, para a cobrança de quotas, afim de dar entrada algum dinheiro na colectividade.
No plano desportivo, a principal preocupação tem passado por assegurar a presença da equipa sénior nos jogos que restam da fase de subida da 3ª Divisão Nacional, série D, uma vez que as faltas de comparência implicariam a descida de divisão.
O teor da carta de demissão de Sousa Domingues é o seguinte:
"Em termos estatuários, compete à Direcção entre outros, e em particular ao seu presidente, dirigir, administrar e zelar os interesses do G.D. Sourense. Atento a tudo quanto, ultimamente, se tem passado no clube, entendo que a melhor forma de defender os interesses do G.D. Sourense já que os mesmos devem estar acima de tudo, para que possa haver paz social e institucional, convicto que estou, entre outras coisas, que os jogadores vão ter uma reacção positiva e assim cumprir o seu contrato até final, sem greves e faltas a jogos, é apresentar a minha demissão, a partir de hoje, dos órgãos sociais do clube.
Assim, venho muito respeitosamente comunicar a V. Exa., a minha demissão de presidente de Direcção do G.D. Sourense com efeitos imediatos a partir de hoje".
Assembleia Geral do G.D. Sourense decorre hoje (Dia 31 de Maio) à noite
A Assembleia Geral do Grupo Desportivo Sourense, realiza-se esta sexta-feira à noite, dia 31 de Maio, pelas 21h00, na sede do clube tendo a seguinte ordem de trabalhos:
1- Aprovação de Contas do ano 2006/2007
2- Análise financeira do clube
3- Eleição dos Corpos Gerentes para a época 2008/2009.
in "O POPULAR DE SOURE"